5 lições de marketing que você deve aprender com o melhor hospital dos EUA

 

O Mayo Clinic é uma referência e sinônimo de excelência em todo o mundo.

Considerado o melhor hospital dos EUA pelo U.S. News & World Report, ele não é apenas reconhecido pela sua alta qualidade no atendimento aos pacientes.

Também tremendamente admirado e conhecido no mundo dos negócios como uma máquina de marketing.

Diante do excepcional sucesso deste hospital, estabelecimentos de saúde no mundo todo estudam suas práticas para tentar implementá-las em seus negócios.

Mas, o que eles fazem de diferente de seus concorrentes?

Selecionamos 5 lições de marketing que todo médico deve aprender para conquistar mais pacientes.

1. Abrace o digital

Ao contrário da maioria dos outros sistemas de saúde, a Mayo Clinic investiu no marketing digital ainda no início da década de 1990. Eles registraram seu nome de domínio em 97, e desde então estão constantemente expandindo sua presença on-line!

Muito desse foco vem simplesmente de reconhecer como a tecnologia mudou a maneira de consumirmos informação e tomarmos decisões de saúde.

De acordo com John Weston, CMO da Mayo Clinic, “o marketing digital permite que as organizações de saúde atendam os consumidores onde estão, visando os pacientes em seu momento específico de necessidade …”

Atualmente, a estratégia da Mayo Clinic é usar sua extensa biblioteca de conteúdo on-line para fazer a conexão inicial com seu público. Quando um paciente em potencial faz pesquisa no Google para saber de algum sintoma, encontra artigos certificados por médicos do hospital. Assim, a Mayo Clinic imediatamente se estabelece como uma marca para se confiar.

O hospital já dedica cerca de dois terços do seu orçamento de marketing no digital, sem sinais de desaceleração. Eles se concentraram em disponibilizar conteúdo útil, e cada conteúdo criado é mais um recurso em seu portfólio on-line.

2. Aproxime-se de seus seguidores  

Você sabia que a Mayo Clinic tem mais de 2 milhões de seguidores do Twitter e mais de 900 mil pessoas no Facebook?

É verdade!

Esses números são um testemunho do incrível potencial de mídia social no mundo da saúde. A Mayo Clinic tomou esse assunto potencialmente “chato” (para alguns) e o transformou em um viveiro de conversas e engajamento.

Como?

Concentrou-se em capacitar os seguidores das redes sociais para se tornarem os melhores defensores de suas próprias saúdes.

Em vez de apenas se promover como muitos sistemas de saúde, a Mayo Clinic tem seus seguidores no centro das atenções. Eles usam redes sociais para responder perguntas, compartilhar histórias de pacientes e aumentar a conscientização para uma melhor saúde. É uma conversa, não uma transmissão.

No verão de 2015, o hospital lançou a campanha #StrongArmSelfie. Milhares de pessoas tiraram fotos de si mesmos dobrando seus bíceps e postando-os nas mídias sociais com a hashtag, para divulgar a importância das pesquisas de câncer colorretal.

3. Construa comunidades de amparo

A Mayo Clinic não oferece apenas informações e tratamento de saúde de qualidade. Eles também criam comunidades onde os pacientes podem pertencer. Essas comunidades, formadas por pessoas espalhadas por todo o mundo, são lugares perfeitos para compartilhar suas histórias e obter suporte contínuo.

O processo de pesquisa e tratamento de saúde pode ser solitário. Então imagine o alívio que os pacientes sentem quando se deparam com um blog para compartilhar suas experiências sobre câncer de mama, por exemplo.

Isso, faz com que os pacientes se sintam verdadeiramente entendidos. Mostra que eles não estão sozinhos. Os temas variam desde pesquisa e medicina alternativa até reabilitação e gerenciamento de dor.

4. Cruze diversas técnicas de marketing  

Se você analisa o marketing da Mayo Clinic, é difícil descobrir onde uma campanha termina e outra começa.

Isso é intencional. Uma coisa que torna a Mayo Clinic tão bem sucedida é como eles integram diferentes táticas de marketing. Eles não apenas escrevem um artigo sobre câncer de pele  e o compartilham nas redes sociais.  Eles irão fazer um vídeo no YouTube sobre isso, ou talvez até conectá-lo a uma experiência de paciente submetida a algum blog.

Lembra da campanha de mídia social #StrongArmSelfie para aumentar a conscientização sobre o câncer colorretal?

Não foi assim que a história terminou. A Mayo Clinic também fez um vídeo do YouTube sobre a campanha que acumulou mais de 65.000 visualizações.

5. Inove sempre!

A Mayo Clinic é tão inovadora hoje quanto era há 20 anos, quando começou no mundo digital. Nem tudo o que eles tentam dá certo. Mas tudo aumenta a consciência da marca, envolve os clientes e cria relacionamentos mais fortes.

Aqui estão algumas das recentes inovações da Mayo Clinic:

Cirurgias no YouTube – A Mayo Clinic enviou vídeos de diferentes procedimentos para o YouTube. Depois de ler sobre um procedimento, você pode não entender completamente as etapas envolvidas, então esses vídeos do YouTube fornecem aos pacientes uma maneira fácil de descobrir mais, tudo em uma forma visual que responde perguntas e alivia medos.

Conheça Seu Médico – A Mayo Clinic também desenvolveu um App que futuros pacientes se aproximam de alguns médicos antes de pisar no escritório. Ele permite fazer perguntas e obter as respostas que precisa, bem como a chance de “conhecer” melhor o seu médico primeiro. Isso cria confiança e promove melhores relacionamentos médico-paciente.

Agora é a sua vez!

Os princípios que tornaram o marketing da Mayo Clinic tão bem-sucedido também podem fazer maravilhas por você!

Não é necessário tentar todos de uma vez. Comece com uma ou duas atitudes. Quanto mais você puder adotar esses princípios, melhor será o vínculo com os clientes nos próximos anos.

Fonte: Bloom Creative

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