Especialização | Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva

Curso Livre ou de Aperfeiçoamento em Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, com excelência devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e em conformidade com a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, o Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de 08 de junho de 2007, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 02, de 02 de fevereiro de 2014, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de março de 2016, a Portaria Normativa nº. 11, de 20 de junho de 2017 e as Notas Técnicas MEC/CNE/CES nº. 386 e nº. 388, ambas de 21 de junho de 2013.

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* Informação sujeita à confirmação.

Apresentação

A Educação Especial e Inclusiva é tema atual e contemporâneo que implica aos profissionais da área o conhecimento e a responsabilidade de saber compreender e tratar esse público com respeito e atenção. O curso contempla percepções atuais sobre a educação especial, inclusão escolar e suas possibilidades educativas e sociais bem como, a abrangência dos processos cognitivos e dos problemas de aprendizagem pelos conhecimentos contemporâneos, identificação das diferentes características das deficiências que afetam o desenvolvimento dos indivíduos e as possibilidades de intervenções e avaliações. Uma educação envolvida com a cidadania e com o desenvolvimento de uma sociedade democrática e não excludente deve promover o convívio com a diversidade, pois essa é uma característica da vida social atual. Em virtude disso, a escola inclusiva deverá ser uma meta buscada por todos os indivíduos comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática, justa e solidária.

Manifestação de Interesse

O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, e é destinado aos profissionais graduados na área de Educação, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Pedagogos, Psicólogos e licenciados em áreas afins. O curso tem como objetivo formar profissionais providos de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, a fim de capacitá-los a atuar no contexto do atendimento educacional especializado em diferentes ambientes, conscientizando-os da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola e na sociedade. Desta forma, o curso visa a um conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos surdos. Portanto, o presente curso tem como objetivo atender as exigências do Decreto nº. 5.626/05 que regulamenta a Lei nº. 10.436/02, no que se refere à formação e capacitação de profissionais (professores de LIBRAS) para atuar na Educação de Surdos.

  • História da educação no Brasil
  • Políticas educacionais
  • Ética no processo educacional
  • Diversidade e inclusão educacional
  • Educação especial
  • Recursos tecnológicos utilizados na educação inclusiva/especial
  • Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
  • A família como processo do indivíduo na inclusão
  • Legislação sobre inclusão escolar
  • Inclusão de pessoas com deficiência na escola e no mercado de trabalho
  • A acessibilidade no Brasil
  • Transtorno global do desenvolvimento
  • Transtornos específicos da aprendizagem
  • Deficiência visual
  • Deficiência auditiva e surdez
  • Deficiência intelectual e deficiência física
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Seminário de socialização dos tcc’s

Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em docência nos serviços de especializados e de apoio pedagógico da Educação Especial e Inclusiva trabalhando com gestão, planejamento e orientação pedagógica em escolas, instituições públicas e privadas e estarão aptos a contribuir com a comunidade para um maior desempenho minimizando assim os dificuldades de cognição e tendo como eixo norteador na definição do perfil dos egressos, a formação de um profissional humanista, reflexivo e investigativo, cientes de sua importância no processo de construção de uma sociedade democrática e igualitária.

Leandro Nicaretta
Coordenador

+ Objetivos

O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, e é destinado aos profissionais graduados na área de Educação, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Pedagogos, Psicólogos e licenciados em áreas afins. O curso tem como objetivo formar profissionais providos de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, a fim de capacitá-los a atuar no contexto do atendimento educacional especializado em diferentes ambientes, conscientizando-os da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola e na sociedade. Desta forma, o curso visa a um conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos surdos. Portanto, o presente curso tem como objetivo atender as exigências do Decreto nº. 5.626/05 que regulamenta a Lei nº. 10.436/02, no que se refere à formação e capacitação de profissionais (professores de LIBRAS) para atuar na Educação de Surdos.

+ Disciplinas
  • História da educação no Brasil
  • Políticas educacionais
  • Ética no processo educacional
  • Diversidade e inclusão educacional
  • Educação especial
  • Recursos tecnológicos utilizados na educação inclusiva/especial
  • Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
  • A família como processo do indivíduo na inclusão
  • Legislação sobre inclusão escolar
  • Inclusão de pessoas com deficiência na escola e no mercado de trabalho
  • A acessibilidade no Brasil
  • Transtorno global do desenvolvimento
  • Transtornos específicos da aprendizagem
  • Deficiência visual
  • Deficiência auditiva e surdez
  • Deficiência intelectual e deficiência física
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Seminário de socialização dos tcc’s
+ Saiba Mais

Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em docência nos serviços de especializados e de apoio pedagógico da Educação Especial e Inclusiva trabalhando com gestão, planejamento e orientação pedagógica em escolas, instituições públicas e privadas e estarão aptos a contribuir com a comunidade para um maior desempenho minimizando assim os dificuldades de cognição e tendo como eixo norteador na definição do perfil dos egressos, a formação de um profissional humanista, reflexivo e investigativo, cientes de sua importância no processo de construção de uma sociedade democrática e igualitária.

+ E-mec
+ Coordenador

Leandro Nicaretta
Coordenador

Detalhes

  • CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
  • RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
  • OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
  • HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
  • CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES
  • AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
  • SUPORTE PEDAGÓGICO 24HS
  • ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
  • CARGA HORÁRIA: 360 HORAS/AULA

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