Endocrinologia está na moda: Por que se ouve falar tanto nessa especialidade?

 

A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda o funcionamento dos hormônios nos seres humanos, focando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças provocadas pelo excesso ou pela falta deles em nosso organismo. Ao contrário do que muitos pensam, o médico endocrinologista não se limita a dietas de emagrecimento. Essa crença se popularizou nos últimos anos devido à onda fitness por qual passamos, quando a medicina apareceu como forte aliada na perda de peso e no ganho de massa muscular.

Entretanto, o trabalho do endocrinologista é muito mais amplo, visto que o corpo humano possui receptores de hormônios em quase todas as suas células. Sendo assim, pode-se dizer que o profissional da Endocrinologia é o responsável pelo bom funcionamento do seu organismo como um todo, cuidando da sua saúde “de dentro pra fora”.

Nesse sentido, o profissional da Endocrinologia tem como objetivo diagnosticar e tratar os problemas de ordem hormonal, a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo do paciente. Por isso, esse profissional pode agir das mais diversas formas na saúde do seu paciente. Entre as principais doenças causadas por disfunções hormonais estão a diabetes, as desordens da glândula tireoide, a obesidade e os problemas com o ciclo menstrual.

 

Endocrinologia em alta

Com o passar do tempo, a Endocrinologia vai ganhando reconhecimento, principalmente porque o endocrinologista é um profissional cada vez mais necessário. Os conhecimentos dessa área avançaram, e as ofertas de tratamentos também cresceram. Outro fator que populariza a Endocrinologia é o aumento de problemas como obesidade e diabetes, que a cada ano registram números maiores.

O estilo de vida moderno virou nosso organismo de ponta-cabeça e trouxe à tona problemas de saúde seríssimos. Por isso, cada vez mais o endocrinologista deve aplicar seus conhecimentos na melhoria da qualidade de vida de seus pacientes. Atualmente, recomenda-se que a primeira consulta ao médico endocrinologista seja feita aos 20 anos, para verificar se o funcionamento dos hormônios está equilibrado. Nessa idade, espera-se que fatores de risco para doenças cardiovasculares – como os níveis de colesterol e triglicerídeos – e os hormônios sexuais estejam em níveis saudáveis.

Nesse encontro, o médico deve pedir uma série de exames e, se estiver tudo normal, a próxima consulta ocorrerá após 3 anos. Se surgir algum problema nesse meio tempo, o paciente deve retornar o quanto antes, para restabelecer o equilíbrio das funções do corpo e evitar que a doença se agrave. As situações que requerem atendimento do médico endocrinologista são bastante variadas e podem ser: obesidade, diabetes, doenças da tireoide, excesso de pelos, distúrbios da hipófise, distúrbios da puberdade, distúrbios da menstruação, osteoporose e osteopenia, reposição hormonal na menopausa e andropausa.

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp