Você sabe o que um Endocrinologista pode fazer por sua saúde?

 

Cada vez mais se ouve falar na importância do endocrinologista, mas ainda não são todos que sabem, realmente, o que faz esse profissional. Ele veio aos holofotes depois do boom da era fitness e da alimentação saudável, mas não só de emagrecimento vive o endocrinologista. Esse médico é o especialista em cuidar dos transtornos das glândulas endócrinas, que são os órgãos responsáveis por secretar hormônios no sangue.

Nesse sentido, o profissional da Endocrinologia tem como objetivo diagnosticar e tratar os problemas de ordem hormonal, a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo do paciente. Visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, o endocrinologista é, então responsável pelo bom funcionamento do corpo como um todo. Por isso, esse profissional pode agir das mais diversas formas na saúde de uma pessoa. Veja abaixo como a Endocrinologia pode te ajudar a ter um corpo mais saudável:

 
1) Reposição Hormonal da Menopausa

A reposição hormonal é um tratamento muito eficaz, feito com hormônios iguais aos da própria mulher, que visa amenizar o desconforto e os riscos advindos da menopausa.

2) Obesidade

Como se sabe, a obesidade representa um enorme risco para a saúde de crianças e adultos. Nesses casos, recomenda-se um tratamento orientado pelo especialista em Endocrinologia, que encontrará uma dieta saudável e equilibrada para o estilo de vida daquele paciente. Também é feita a orientação sobre as complicações causadas pela obesidade, como as cardiovasculares e as ortopédicas.

3) Crescimento

Uma criança saudável tem um crescimento normal, mas existem casos de crescimento deficiente ou excessivo, que ocorrem em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas. Nesse caso, o endocrinologista atuará na investigação do problema e acompanhará o crescimento dessa criança, receitando, se necessário, um tratamento fármaco adequado.

4) Excesso de Pelos

Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura normalmente apresentam uma produção excessiva de hormônios masculinos, que é o causador desses eventos. Essas pacientes ficam muito desconfortáveis com as características físicas apresentadas pelo seu corpo, e por isso se recomenda um tratamento hormonal acompanhado pelo endocrinologista, a fim de frear o aparecimento excessivo e indesejado de pelos, acnes ou musculatura.

5) Doenças da Glândula Suprarrenal

Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula suprarrenal. Mas, para descobrir que os sintomas listados acima têm origem hormanal, é necessário consultar um especialista. Por isso, muitos pacientes com ganho de peso, por exemplo, devem buscar a ajuda de um endocrinologista. Muitas vezes você nem desconfia, mas algo que parece simples, como engordar com facilidade, na verdade é uma disfunção bastante séria no seu Sistema Endócrino.

6) Distúrbios da Puberdade

Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e têm desenvolvimento das mamas normalmente apresentam distúrbios hormonais, que necessitam de avaliação para diagnóstico da origem. Em casos em que os adolescentes não desenvolvem essas características de jeito algum, também se faz necessária uma avaliação do endocrinologista.

7) Distúrbios da Menstruação

Alterações no ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.

8) Doenças da Hipófise

Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão. Ao perceber esses sintomas, você deve consultar um endocrinologista em busca do tratamento adequado.

9) Diabetes

Se você tem excesso de peso e possui na família parentes com diabetes, hipertensão ou alterações da gordura no sangue, procure um endocrinologista. Se você bebe muita água, urina muito e perde peso, há chances de estar com diabetes.

10) Colesterol e Triglicerídeos

A alimentação inadequada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido. Por isso, procure um especialista o quanto antes.

11) Osteoporose

A osteoporose é uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Por isso, procure seu endocrinologista, que ele poderá diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

12) Andropausa

Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.

13) Tireoide

Nódulos ou aumento do volume do pescoço, nervosismo, insônia e alterações no ritmo intestinal, coração acelerado ou desacelerado, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.

 

Fonte: SBEM

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp