Entenda a diferença entre Pós-Graduação e Residência Médica

Publicado em 09/03/2018

Concluir a graduação em Medicina pode indicar o início de uma longa e indecisa trajetória para o médico recém-formado. Existem três caminhos a serem trilhados depois da faculdadeo: exercer a profissão em áreas que não requerem pós-graduação; iniciar uma Pós-Graduação Lato Sensu ou cursar uma Residência Médica.

Embora a Residência Médica e a Pós-Graduação Lato Sensu sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), elas possuem algumas diferenças que devem ser levadas em conta antes de fazer a escolha.

Como funciona a Residência Médica?

A Residência Médica foi instituída em 1977 pelo Decreto nº 80.281 para marcar a qualidade dos profissionais que ingressavam no mercado de trabalho. Esse tipo de pós-graduação precisa ser aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). De acordo com o órgão, só pode receber o título de especialista, o profissional aprovado em provas de títulos e habilidades realizadas pelas sociedades de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira (AMB) e/ou que completaram uma residência médica reconhecida pela CNRM.

Como funciona a Pós-Graduação Médica?

A Pós-Graduação Médica qualifica os conhecimentos teóricos dos profissionais da Medicina e os auxilia para a atuação acadêmica, como pesquisadores e professores extremamente qualificados. Durante a pós-graduação, os estudantes realizam atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas relacionadas às ciências da saúde.

No entanto, para ser reconhecido como especialista, o médico precisa preencher os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade que deseja atuar e ser aprovado na prova de títulos.

E agora, Residência ou Pós-Graduação Médica?

As duas modalidades são importantes para os profissionais da área da Medicina, por isso a resposta para essa questão depende do objetivo profissional do recém-formado. A boa notícia é que nada impede o médico de realizar as duas especializações e tornar-se um profissional ainda mais qualificado.

A POSFG oferece uma série de cursos na área da Medicina, como Pediatria, Cardiologia, Psiquiatria, Nutrologia Pediátrica, entre outros. Com um corpo docente altamente qualificado e aulas práticas simuladas, as pós-graduações buscam o aperfeiçoamento e a qualificação profissional dos alunos.

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp