Gerontologia é uma ótima área para se qualificar

 

A gerontologia pode ser definida como uma ciência voltada ao estudo do processo de envelhecimento do ser humano, com foco no desenvolvimento de meios para garantir melhorias na qualidade de vida, levando em conta as alterações sofridas pelo homem nesse período e as adaptações e cuidados necessários.

O gerontólogo é o profissional que promove o bem-estar na terceira idade, abrangendo as dimensões sociais, físicas e emocionais. Por isso, deve estar atento aos conhecimentos e informações científicas próprias da saúde do idoso e ter uma conduta pautada pelos princípios e valores éticos.

A gerontologia foi apontada, num encontro em Bragança, Portugal, como uma das profissões que mais tem futuro, com um vasto mercado para explorar a nível institucional e na criação de emprego próprio.

Abrir uma empresa de “old-sitter” para prestar a idosos serviços idênticos aos das “baby-sitters” para crianças, de ama de companhia, ou prestação de cuidados a seniores são apenas alguns dos possíveis projetos para esses novos profissionais.

Devido ao envelhecimento da população mundial, esse é um público crescente e com necessidades cada vez mais específicas. Por isso, sairão na frente os que estiverem munidos de informação e formação especializada para lidar com os 32 milhões de pessoas acima dos 60 anos que virão por aí.

A exemplo, a empresa “Old Care”, de Bragança, foi pioneira ao prestar serviços de assistência domiciliária, acompanhamento, cuidados de enfermagem, telemedicina, venda de equipamentos e eliminação de barreiras arquitetônicas para pessoas idosas.

O desafio da Gerontologia como um campo de estudos e de atuação profissional concentra-se em garantir que a velhice e o processo de envelhecimento sejam processos orientados e bem-assistidos. Torna-se imprescindível que o aumento da expectativa de vida seja acompanhado por ganhos na qualidade de vida, satisfação e bem-estar.

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp