Curso Livre ou de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, com excelência devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e em conformidade com a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017, o Decreto nº. 9.235, de 15 de dezembro de 2017, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, a Portaria Normativa nº. 11, de 20 de junho de 2017 e as Notas Técnicas MEC/CNE/CES nº. 386 e nº. 388, ambas de 21 de junho de 2013.
Apresentação
A Neuropsicopedagogia clínica, institucional e hospitalar é a especialização que estuda as características da aprendizagem humana, promove à identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens e como especialista com seus saberes e conhecimentos em neurociências poderá elaborar pareceres de encaminhamento auxiliando na identificação diagnóstica, mediante o quadro de sintomas em ambientes hospitalares e clínicos além de institucionais.
Estudos e intervenções no campo da Neuropsicopedagogia ainda necessitam conquistar espaços, mas aos poucos vem abrindo caminhos e sutilmente ampliando o campo bibliográfico ratificando a importância e o sucesso das inter-relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia em diferentes ambientes.
Manifestação de Interesse
O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas da educação afins, e visa a instrumentalizar os profissionais a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional, além de capacitar para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia com base nos processos de participação e de construção da autonomia, frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura e que potencializarão o processo de aprendizagem. Também é capaz de intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.
- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Ética no processo educacional
- Abordagem em neuroanatomia funcional
- Fundamentos da neurologia
- Bases neurológicas da aprendizagem e neuropsicopedagogia
- Introdução à Neurolinguística
- Neurociências e transtornos da aprendizagem
- Neuropsicomotricidade aplicada à educação
- Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
- Educação especial inclusiva e múltiplas deficiências
- Neurofisiologia: comportamento e emoções
- Neurofisiologia: linguagem e memória
- Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
- Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
- Bioética e implicações para a neurociência
- Avaliação neuropsicopedagógica
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia clínica
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia institucional
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia hospitalar
- Didática de ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
- Seminário de socialização dos TCC’s
Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em hospitais ou instituições de ensino, principalmente da educação especial além de poder abrir seu próprio consultório ou clínica, a fim de articular com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.

Gabrielle Camargo Bordin
Coordenadora
- + Objetivos
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O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas da educação afins, e visa a instrumentalizar os profissionais a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional, além de capacitar para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia com base nos processos de participação e de construção da autonomia, frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura e que potencializarão o processo de aprendizagem. Também é capaz de intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.
- + Disciplinas
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- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Ética no processo educacional
- Abordagem em neuroanatomia funcional
- Fundamentos da neurologia
- Bases neurológicas da aprendizagem e neuropsicopedagogia
- Introdução à Neurolinguística
- Neurociências e transtornos da aprendizagem
- Neuropsicomotricidade aplicada à educação
- Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
- Educação especial inclusiva e múltiplas deficiências
- Neurofisiologia: comportamento e emoções
- Neurofisiologia: linguagem e memória
- Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
- Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
- Bioética e implicações para a neurociência
- Avaliação neuropsicopedagógica
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia clínica
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia institucional
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia hospitalar
- Didática de ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
- Seminário de socialização dos TCC’s
- + Saiba Mais
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Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em hospitais ou instituições de ensino, principalmente da educação especial além de poder abrir seu próprio consultório ou clínica, a fim de articular com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.
- + E-mec
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- + Coordenador
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Gabrielle Camargo Bordin
Coordenadora
Detalhes
- CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
- RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
- OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
- HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
- CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES
- AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
- SUPORTE PEDAGÓGICO 24HS
- ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
- CARGA HORÁRIA: 720 HORAS/AULA
- ESTÁGIO: 360 HORAS