Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar | POSFG

Curso Livre ou de Aperfeiçoamento em Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, com excelência devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e em conformidade com a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, o Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de 08 de junho de 2007, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 02, de 02 de fevereiro de 2014, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de março de 2016, a Portaria Normativa nº. 11, de 20 de junho de 2017 e as Notas Técnicas MEC/CNE/CES nº. 386 e nº. 388, ambas de 21 de junho de 2013.

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Apresentação

A Neuropsicopedagogia clínica, institucional e hospitalar é a especialização que estuda as características da aprendizagem humana, promove à identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens e como especialista com seus saberes e conhecimentos em neurociências poderá elaborar pareceres de encaminhamento auxiliando na identificação diagnóstica, mediante o quadro de sintomas em ambientes hospitalares e clínicos além de institucionais.
Estudos e intervenções no campo da Neuropsicopedagogia ainda necessitam conquistar espaços, mas aos poucos vem abrindo caminhos e sutilmente ampliando o campo bibliográfico ratificando a importância e o sucesso das inter-relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia em diferentes ambientes.

Manifestação de Interesse

O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas da educação afins, e visa a instrumentalizar os profissionais a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional, além de capacitar para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia com base nos processos de participação e de construção da autonomia, frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura e que potencializarão o processo de aprendizagem. Também é capaz de intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.

  • História da educação no Brasil
  • Políticas educacionais
  • Ética no processo educacional
  • Abordagem em neuroanatomia funcional
  • Fundamentos da neurologia
  • Bases neurológicas da aprendizagem e neuropsicopedagogia
  • Introdução à Neurolinguística
  • Neurociências e transtornos da aprendizagem
  • Neuropsicomotricidade aplicada à educação
  • Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
  • Educação especial inclusiva e múltiplas deficiências
  • Neurofisiologia: comportamento e emoções
  • Neurofisiologia: linguagem e memória
  • Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
  • Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
  • Bioética e implicações para a neurociência
  • Avaliação neuropsicopedagógica
  • Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia clínica
  • Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia institucional
  • Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia hospitalar
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Seminário de socialização dos TCC’s

Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em hospitais ou instituições de ensino, principalmente da educação especial além de poder abrir seu próprio consultório ou clínica, a fim de articular com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.

Leandro Nicaretta
Coordenador

+ Objetivos

O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas da educação afins, e visa a instrumentalizar os profissionais a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional, além de capacitar para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia com base nos processos de participação e de construção da autonomia, frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura e que potencializarão o processo de aprendizagem. Também é capaz de intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.

+ Disciplinas
  • História da educação no Brasil
  • Políticas educacionais
  • Ética no processo educacional
  • Abordagem em neuroanatomia funcional
  • Fundamentos da neurologia
  • Bases neurológicas da aprendizagem e neuropsicopedagogia
  • Introdução à Neurolinguística
  • Neurociências e transtornos da aprendizagem
  • Neuropsicomotricidade aplicada à educação
  • Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
  • Educação especial inclusiva e múltiplas deficiências
  • Neurofisiologia: comportamento e emoções
  • Neurofisiologia: linguagem e memória
  • Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
  • Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
  • Bioética e implicações para a neurociência
  • Avaliação neuropsicopedagógica
  • Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia clínica
  • Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia institucional
  • Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia hospitalar
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Seminário de socialização dos TCC’s
+ Saiba Mais

Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em hospitais ou instituições de ensino, principalmente da educação especial além de poder abrir seu próprio consultório ou clínica, a fim de articular com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.

+ E-mec
+ Coordenador

Leandro Nicaretta
Coordenador

Detalhes

  • CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
  • RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
  • OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
  • HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
  • CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES
  • AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
  • SUPORTE PEDAGÓGICO 24HS
  • ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
  • CARGA HORÁRIA: 720 HORAS/AULA
  • ESTÁGIO: 360 HORAS

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