Tudo sobre Neuropsicopedagogia e as diferenças entre atuações Clínica, Institucional e Hospitalar

 

História da Neuropsicopedagogia

O entendimento sobre os processos cerebrais é cada vez mais preciso e acertado. Há mais de cem anos que os pesquisadores buscam aprimorar seus estudos sobre o cérebro humano, e, atualmente, já se pode afirmar que temos excelentes conhecimentos nessa área.

E é claro que a Educação se beneficia dessas descobertas, pois é um campo que lida inevitavelmente com as particularidades do cérebro humano, principalmente no que se refere aos estímulos da aprendizagem. São das funções cerebrais que vem as respostas para muitas indagações da Pedagogia.  Por isso, as Neurociências têm muito a acrescentar a diversas áreas do conhecimento, e é dessa fusão que surgiu a Neuropsicopedagogia.

 

O que é Neuropsicopedagogia e qual seu objetivo?

De modo geral, diz-se que Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. Para isso, a Neuropsicopedagogia busca relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia. Sendo assim, essa é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana.

Seu objetivo é promover a reintegração pessoal, social e educacional a partir da identificação, do diagnóstico, da reabilitação e da prevenção de dificuldades e distúrbios da aprendizagem.

 

Qual a diferença entre Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar?

A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) contextualiza o campo de atuação conforme o perfil profissiográfico do neuropsicopedagogo.

 

neuropsicopedagogia-clinica-institucional-hospitalar-pos-graduacao

Quem tem a titulação de Clínico trabalhará na especificidade do indivíduo e seu espaço de atuação pode ser:

– Atendimentos individuais, como em consultório particular ou clínicas

– Postos de Saúde

– Centros de Referência de Atendimento Social

 

O neuropsicopedagogo que tem a titulação Institucional trabalhará com a coletividade dentro dos seguintes espaços de atuação:

– Instituições escolares

– Centros e Associações Educacionais

– Instituições de Ensino Superior

– Terceiro Setor, como ONGs e OSCIPs

 

neuropsicopedagogia-clinica-institucional-hospitalar-pos-graduacao

Por fim, o neropsicopedagogo com a titulação Hospitalar será responsável pela aplicação da Neuropsciopedagogia em ambientes hospitalares:

– Ambulatório

– Unidades de Internação

– Setor administrativo do Hospital

– Brinquedotecas ou oficinas

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp