Neuropsicopedagogia e Educação Especial | POSFG

Curso Livre ou de Aperfeiçoamento em Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, com excelência devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e em conformidade com a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, o Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de 08 de junho de 2007, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 02, de 02 de fevereiro de 2014, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de março de 2016, a Portaria Normativa nº. 11, de 20 de junho de 2017 e as Notas Técnicas MEC/CNE/CES nº. 386 e nº. 388, ambas de 21 de junho de 2013.

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Apresentação

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia e Educação Especial está reconhecido em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES nº. 1/2007. Seu público alvo é formado por educadores em qualquer área de formação. Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para aqueles que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara educacional. Por se tratar de um promissor campo de atuação profissional, o presente curso dará uma forte ênfase prática à cada disciplina.

Manifestação de Interesse

Tenho Interesse neste curso

O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia clínica com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em abrir sua própria clínica, especialmente da educação especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

  • Metodologia da pesquisa científica
  • Didática de ensino superior
  • História da educação no Brasil
  • Políticas educacionais
  • Ética no processo educacional
  • Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de  aprendizagem
  • Fundamentos da neurologia
  • Bases neurológicas da aprendizagem e neuropsicopedagogia
  • Neurociências e transtornos da aprendizagem
  • Neuropsicomotricidade aplicada à educação
  • Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
  • Educação especial inclusiva e múltiplas deficiências
  • Neurofisiologia: comportamento e emoções
  • Neurofisiologia: linguagem e memória
  • Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
  • Educação do deficiente visualEducação do deficiente auditivo
  • Educação do deficiente intelectual
  • Avaliação neuropsicopedagógica
  • Seminário de socialização dos TCC’s

PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia clínica, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional

Leandro Nicaretta
Coordenador

+ Objetivos

O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia clínica com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em abrir sua própria clínica, especialmente da educação especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

+ Disciplinas
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Didática de ensino superior
  • História da educação no Brasil
  • Políticas educacionais
  • Ética no processo educacional
  • Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de  aprendizagem
  • Fundamentos da neurologia
  • Bases neurológicas da aprendizagem e neuropsicopedagogia
  • Neurociências e transtornos da aprendizagem
  • Neuropsicomotricidade aplicada à educação
  • Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
  • Educação especial inclusiva e múltiplas deficiências
  • Neurofisiologia: comportamento e emoções
  • Neurofisiologia: linguagem e memória
  • Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
  • Educação do deficiente visualEducação do deficiente auditivo
  • Educação do deficiente intelectual
  • Avaliação neuropsicopedagógica
  • Seminário de socialização dos TCC’s
+ Saiba Mais

PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia clínica, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional

+ E-mec
+ Coordenador

Leandro Nicaretta
Coordenador

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Detalhes

  • CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
  • RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
  • OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
  • HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
  • CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES E MESTRES
  • AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
  • SUPORTE PEDAGÓGICO 24HS
  • ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
  • CARGA HORÁRIA: 480 HORAS/AULA
  • ESTÁGIO: 120 HORAS
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