Veja como a formação em Neuropsicopedagogia pode transformar a atuação do Educador

Para começar: O que é Neuropsicopedagogia?

A Neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra avaliação e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual ou coletivo. Ela ainda é considerada uma práxis (prática fundamentada em referenciais teóricos) e não uma ciência. Pode ser definida como: “Área de estudo das neurociências que objetiva a análise dos processos cognitivos, potencialidades pessoais e perfil socioeconômico, a fim de construir indicadores formais para a intervenção clínica frente aos educandos padrões com baixo desempenho e que apresentam disfunções neurais devido a lesão neurológica de origem genética, congênita ou adquirida.

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Mas, então, como é a atuação do Neuropsicopedagogo?

O que muitos já conhecem sobre esse profissional diz respeito às atribuições do psicopedagogo, que é estudar as características da aprendizagem humana; os processos de “ensinagem” e a origem das alterações na aprendizagem; a identificação, o diagnóstico e a reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens. Além disso, o neuropsicopedagogo, dotado de conhecimentos em neurociências, poderá elaborar pareceres de encaminhamento para neurologistas, pediatras e psiquiatras, auxiliando-os na identificação diagnóstica, mediante o quadro de sintomas e queixa principal.

Na Unidade Escolar, o neuropsicopedagogo atuará com os pais mediante a explanação clínica do distúrbio e as condutas a serem desenvolvidas, com intuito de realizar um processo sistêmico de tratamento e intervenção, colocando a família como principal agente prognóstico do sucesso da intervenção. E, claro, sempre num trabalho interdisciplinar com o Orientador Educacional, caso a escola possua esse profissional.

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