São Paulo receberá curso de Avaliação Aplicada ao Perfil Psicoeducacional

Publicado em 23/05/17

A POSFG oferece o curso livre de Avaliação Aplicada ao Perfil Psicoeducacional, que será ministrado pela professora Neusa Venditte, psicopedagoga e pedagoga do Projeto Conviver.

A capacitação acorrerá dia 08 de julho, no Hotel WZ Jardins, em São Paulo.

Através da Avaliação do Perfil Psicoeducacional, o profissional consegue inserir uma criança que apresente déficit cognitivo no ambiente escolar, fazendo com que a mesma, não só viva um processo de socialização, mas também aprenda o conteúdo da turma, com adequação curricular de acordo com a sua maturação neurológica. Segundo Neusa, “para organizar uma programação educacional é extremamente importante conhecer o perfil de cada criança, levantar as áreas em que apresentam maiores habilidades e as que apresentam maiores defasagens e as suas áreas emergentes”.

A aula abordará temas como:

Escala do desenvolvimento

1- Imitação: Habilidade da criança para repetir o que alguém fala ou o que alguém faz (mímica)
2- Percepção: Aspectos sobre a percepção e reação aos estímulos sensoriais, percepção de cores, formas e tamanhos
3- Motora Fina : Aspectos referentes à praxia fina, movimento de punho, velocidade e intensidade dos movimentos:
4- Motora grossa: Aspectos referentes aos movimentos amplos do corpo
5- Integração Olho Mão: Aspectos referentes à coordenação e integração viso motoras.
6- Desempenho Cognitivo: Aspectos referentes ao entendimento da linguagem receptiva para a execução de tarefas
7- Cognitivo Verbal: Aspectos referentes à linguagem expressiva verbal e gestual, comunicação espontânea e solicitada:

Escala de comportamento

1-Relacionamento e Afeto: Aspectos do relacionamento com os pais, avaliador e outras pessoas, nível de cooperação e desejo de agradar.
2- Brincar e Interesse por Materiais: Aspectos referentes ao interesse por brincar, preferências, uso inadequado de materiais, atenção, motivação, organização, resolução de problemas e autocorreção.
3- Respostas Sensoriais: Aspectos referentes à percepção e integração dos estímulos táteis, visuais e auditivos.
4- Linguagem

PEI – Programa de Ensino Individualizado
• Utilizando os dados do PEP3 para elaboração do PEI;
• Partindo das áreas emergentes;
• Elaborar o painel de rotina;
• Descobrir o nível das atividades;
• Escolher o tipo de material que será utilizado;
• Elaborar programas de ensino;
• Áreas / conteúdos;
• Objetivos;
• Estratégias.

As inscrições podem ser feitas pelo 0800 600 3720 ou ainda pelo e-mail [email protected]

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