Você já ouviu falar do pediatra hebiatra?

Recém-nascidos até se tornarem crianças e atingirem os seus 10 anos, por exemplo, são atendidos por pediatras. Adultos, por médicos especialistas, dependendo do tipo de problema que precisa ser descoberto e tratado. Quem tem 60 anos ou mais passa a ser acompanhado por geriatras. Mas nessa ordem, se prestarmos bem a atenção, existe uma lacuna. É a fase da adolescência. Afinal de contas, quem é o profissional que deve atender e cuidar deste grupo?

A adolescência é uma fase superimportante, mas também uma das mais tumultuadas, marcada por grandes mudanças, tanto físicas como de comportamento. Além disso, ainda é um período de muitas experimentações. Para a Organização Mundial da Saúde, são considerados adolescentes pessoas que tenham entre 10 e 20 anos de idade. Ou seja, pode-se considerar que são crianças-adultas em transição.

O pediatra que vem acompanhando todos os aspectos de prevenção e de recuperação das doenças na infância está capacitado para seguir o atendimento e orientar o adolescente. No entanto, algumas características especiais dessa fase determinam que esse profissional tenha um treinamento mais específico. É aí que entra a figura do especialista em adolescente, conhecido como pediatra hebiatra. O nome vem de Hebe, que faz referência a deusa grega da juventude. Esses médicos são profissionais treinados, com título de especialista, que passam por uma preparação multidisciplinar.

É o pediatra hebiatra que vai acompanhar a puberdade, por exemplo, modificação física que acontece no corpo, em que o organismo se prepara para ter características físicas de adultos e para a reprodução. É a fase em que se cresce mais rapidamente, por conta da ação de hormônios, como os estrógenos, progesterona, testosterona, entre outros. Ainda assim, muitas outras especialidades também acompanham o adolescente, como o ginecologista, que atende jovens e o endocrinologista, que pode acompanhar os distúrbios hormonais de crescimento.

 

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp