Curso Livre ou de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, com excelência devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e em conformidade com a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017, o Decreto nº. 9.235, de 15 de dezembro de 2017, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, a Portaria Normativa nº. 11, de 20 de junho de 2017 e as Notas Técnicas MEC/CNE/CES nº. 386 e nº. 388, ambas de 21 de junho de 2013.
Apresentação
A Alfabetização e Letramento é a especialidade que estuda de forma mais aprofundada as propostas teórico-metodológicas voltadas à aquisição da leitura e da escrita. Um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro é garantir a alfabetização buscando o letramento de toda a população, pois significa que todos devem estar preparados para ler, escrever, interpretar, extrapolar textos e fazer uso deles em suas práticas sociais, dentro e fora da escola. Para tanto, promover a reflexão acerca dos problemas educacionais é fundamental para dominar as práticas sociais no contexto da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. O profissional que se preparar frente às exigências do mercado de trabalho será capaz, de forma objetiva e efetiva, de adotar diferentes metodologias de ensino e avaliação, nos mais diversos segmentos sociais e faixas etárias, visando alcançar o sucesso nos processos de ensino e de aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas escolas.
Manifestação de Interesse
O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados na área da Educação e áreas afins que têm interesse em atuar com alfabetização e aprofundar as discussões teóricas sobre os processos educacionais. Visa a qualificar professores para o processo de alfabetização e letramento, por meio de fundamentos e metodologias de ensino e de aprendizagem permitindo ao profissional da educação, a reflexão sobre sua prática pedagógica de forma a subsidiar suas ações e analisar diferentes dimensões envolvidas na aquisição da escrita e da leitura. Propicia também ao profissional o desenvolvimento de métodos e intervenções eficientes e eficazes no trabalho de alfabetização para crianças com dificuldades de aprendizagem.
- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Ética no processo educacional
- Fundamentos legais da educação
- Concepção e currículo da educação infantil e anos iniciais
- Didática e metodologia da educação infantil e anos iniciais
- Diversidade na educação
- Arte e ludicidade na educação infantil e anos iniciais
- Educação especial e inclusiva
- Psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
- Alfabetização e letramento na educação Infantil e anos iniciais
- Alfabetização de pessoas jovens e adultas
- Produção de textos e apropriação da escrita
- Dramatização e contação de histórias
- Construção do raciocínio lógico matemático
- Avaliação escolar e institucional
- Didática do ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
- Seminário de socialização dos TCC’s
Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na educação básica como um facilitador no processo de aquisição da leitura e escrita, trabalhando as habilidades convenientes para o planejamento, organização e mediação pedagógica.

André Luciano Alves
Coordenador
- + Objetivos
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O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados na área da Educação e áreas afins que têm interesse em atuar com alfabetização e aprofundar as discussões teóricas sobre os processos educacionais. Visa a qualificar professores para o processo de alfabetização e letramento, por meio de fundamentos e metodologias de ensino e de aprendizagem permitindo ao profissional da educação, a reflexão sobre sua prática pedagógica de forma a subsidiar suas ações e analisar diferentes dimensões envolvidas na aquisição da escrita e da leitura. Propicia também ao profissional o desenvolvimento de métodos e intervenções eficientes e eficazes no trabalho de alfabetização para crianças com dificuldades de aprendizagem.
- + Disciplinas
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- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Ética no processo educacional
- Fundamentos legais da educação
- Concepção e currículo da educação infantil e anos iniciais
- Didática e metodologia da educação infantil e anos iniciais
- Diversidade na educação
- Arte e ludicidade na educação infantil e anos iniciais
- Educação especial e inclusiva
- Psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
- Alfabetização e letramento na educação Infantil e anos iniciais
- Alfabetização de pessoas jovens e adultas
- Produção de textos e apropriação da escrita
- Dramatização e contação de histórias
- Construção do raciocínio lógico matemático
- Avaliação escolar e institucional
- Didática do ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
- Seminário de socialização dos TCC’s
- + Saiba Mais
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Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na educação básica como um facilitador no processo de aquisição da leitura e escrita, trabalhando as habilidades convenientes para o planejamento, organização e mediação pedagógica.
- + E-mec
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- + Coordenador
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André Luciano Alves
Coordenador
Detalhes
- CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
- RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
- OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
- HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
- CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES
- AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
- SUPORTE PEDAGÓGICO 24HS
- ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
- CARGA HORÁRIA: 360 HORAS/AULA