Educação Infantil
Apresentação
A formação de profissionais na área da Educação Infantil se faz necessária diante às exigências do nosso tempo e dos desafios cotidianos da escola. Frente a isso, a qualificação desse profissional por meio do desenvolvimento de competências teórico-metodológicas, favorecerá maior compreensão dos saberes e das vivências demandadas pela criança, considerando as particularidades da educação infantil. O egresso do curso Lato Sensu em Educação Infantil prima pela qualificação de educadores para atuarem a partir das características do universo infantil e da condição sociocultural da criança percebida pelo educador em sua prática, oferecendo a este profissional o conhecimento sobre a criança, o educar, a aprendizagem e suas teorias.
O presente Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil, está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados na área em Pedagogia, Administração e áreas afins, que exerçam ou desejam exercer a docência, supervisão ou gestão em creches, pré-escola e Instituições de Educação Infantil e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano da docência, gestão, supervisão e organização curricular em instituições de Educação Infantil, bem como na formação de profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 6 anos. Visa formar profissionais qualificados com conhecimentos acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na educação infantil. Oferta subsídios teóricos e metodológicos para efetivação da práxis educacional. Desta forma, o curso visa a um conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos surdos. Portanto, o presente curso tem como objetivo atender as exigências do Decreto nº. 5.626/05 que regulamenta a Lei nº. 10.436/02, no que se refere à formação e capacitação de profissionais (professores de LIBRAS) para atuar na Educação de Surdos.
- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Ética no processo educacional
- Fundamentos legais da educação
- Concepção da infância e educação infantil
- Conteúdo e metodologia da educação infantil
- Planejamento e organização curricular na educação infantil
- A inclusão na educação infantil
- Psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
- Psicomotricidade com ênfase em práticas pedagógicas
- Neurociências e o desenvolvimento da criança
- Diversidade na educação infantil
- Arte e ludicidade na educação infantil
- Criança, oralidade e a cultura escrita e construção do raciocínio lógico matemático na educação infantil
- Práticas pedagógicas de administração escolar
- Tecnologias aplicadas à educação infantil
- Didática de ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área da Educação e áreas afins, promovendo e avaliando atividades educativas para crianças em ambientes escolares e não escolares, bem como orientando, coordenando, organizando e realizando pesquisas. Pode vir a atuar como coordenador pedagógico, coordenador de projetos especiais na educação infantil, entre outras atividades relacionadas ao tema.
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- + Objetivos
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O presente Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil, está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados na área em Pedagogia, Administração e áreas afins, que exerçam ou desejam exercer a docência, supervisão ou gestão em creches, pré-escola e Instituições de Educação Infantil e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano da docência, gestão, supervisão e organização curricular em instituições de Educação Infantil, bem como na formação de profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 6 anos. Visa formar profissionais qualificados com conhecimentos acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na educação infantil. Oferta subsídios teóricos e metodológicos para efetivação da práxis educacional. Desta forma, o curso visa a um conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos surdos. Portanto, o presente curso tem como objetivo atender as exigências do Decreto nº. 5.626/05 que regulamenta a Lei nº. 10.436/02, no que se refere à formação e capacitação de profissionais (professores de LIBRAS) para atuar na Educação de Surdos.
- + Disciplinas
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- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Ética no processo educacional
- Fundamentos legais da educação
- Concepção da infância e educação infantil
- Conteúdo e metodologia da educação infantil
- Planejamento e organização curricular na educação infantil
- A inclusão na educação infantil
- Psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
- Psicomotricidade com ênfase em práticas pedagógicas
- Neurociências e o desenvolvimento da criança
- Diversidade na educação infantil
- Arte e ludicidade na educação infantil
- Criança, oralidade e a cultura escrita e construção do raciocínio lógico matemático na educação infantil
- Práticas pedagógicas de administração escolar
- Tecnologias aplicadas à educação infantil
- Didática de ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
- + Saiba Mais
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Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área da Educação e áreas afins, promovendo e avaliando atividades educativas para crianças em ambientes escolares e não escolares, bem como orientando, coordenando, organizando e realizando pesquisas. Pode vir a atuar como coordenador pedagógico, coordenador de projetos especiais na educação infantil, entre outras atividades relacionadas ao tema.
- + E-mec
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- + Coordenador
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Detalhes
- CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
- RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
- OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
- HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
- CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES, MESTRES E ESPECIALISTAS
- AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
- ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
- CARGA HORÁRIA: 360 HORAS/AULA