7 dicas de marketing para o seu consultório
Investir no seu negócio é criar estratégias para que ele cresça e ganhe visibilidade. E quando o investimento é na área da saúde, essa regra deve ser seguida com grande cautela, caso contrário vai lhe causar grandes problemas.
Isso se reforça quando falamos de médicos brasileiros que têm a característica de concluir as suas formações e já buscar montar seu consultório ou clínica médica, junto com outros colegas ou sozinhos.
No Brasil, o número de clínicas particulares e consultórios médicos cresce ano após ano. Só em 2018, segundo levantamento da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP), o número de clínicas particulares cresceu 8,1% e os consultórios médicos tiveram aumento de 4,1%.
Esse crescimento também está atrelado ao uso de boas práticas de marketing e ferramentas tecnológicas que aprimoram e destacam o produto ofertado. É o investimento que, se bem feito, trará o retorno esperado e, mais do que isso, fará o seu consultório ou clínica médica alçar novos voos.
Porém, todo cuidado é pouco para que você não corra o risco de vender o seu negócio errado ou ser mais um no meio da multidão, afinal, existe, também, a dificuldade para diferenciar o seu investimento dos demais.
Por isso, a POSFG vai te dar 7 dicas que serão essenciais para o seu negócio deslanchar. Venha conosco!
1 – Tenha uma marca forte e que transmita confiança
Ter uma marca que seja reconhecida, lembrada e confiável é um fator determinante para o sucesso do seu consultório. Isso se dá através dos serviços oferecidos e o atendimento ao seu público. A avaliação dos seus clientes sobre o seu trabalho fará ou não a sua marca criar um vínculo positivo e isso é extremamente importante para o seu crescimento. Busque ser associado a situações ou coisas boas e invista em materiais que possam servir para mais de um momento do cliente como pastas, canetas, entre outros.
2 – Tenha uma boa estratégia de atendimento
Atender bem os pacientes é extremamente importante para a sua marca, mas, mais do que atender bem, mostrar-se interessado no seu cliente. Um contato após a consulta é muito bem-vindo. Antes da consulta, uma mensagem por SMS, redes sociais ou até mesmo uma ligação alertando o paciente para o encontro são ótimos. Nunca esqueça: sua imagem começa a ser construída antes do paciente entrar em seu consultório e, sendo assim, os mínimos detalhes fazem toda a diferença.
3 – Dê dicas em suas redes sociais
Seja presente nas redes sociais com materiais que sejam de interesse do seu público alvo. Isso irá causar aproximação junto aos pacientes e usuários das redes que você se propôs a alimentar. Segmentar suas postagens de acordo com a sua especialidade é uma boa sugestão, assim pessoas interessadas diretamente naquele assunto irão te seguir.
4 – Baseie-se no código de ética para produzir seus conteúdos
Antes de realizar uma ação, tenha conhecimento do código de ética médico. Ele irá te instruir sobre algumas regras que devem ser seguidas sobre divulgação. Não produzir material que confunda ou cause constrangimento ao paciente é um exemplo. Seguindo atentamente as instruções você evita penalidades do conselho da sua classe médica.
5 – Se torne referência em sua especialidade
Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 46% dos usuários de internet no Brasil procuram por informações médicas e por serviços de saúde em geral na internet. Portanto, faça com que o seu público lhe torne uma referência em sua especialidade.
Invista em conteúdos exclusivos em blogs, redes sociais e similares. Se essa tarefa for complexa para você, busque agências ou profissionais especializados nessa ação. Os valores podem ser um pouco mais altos, mas o retorno é certo. Fidelizando seu público, usando a estratégia certa, você se torna um modelo a ser seguido.
6 – Relações boca a boca fortalecem a marca
Passar segurança no que você propõe ao paciente é a base para a fidelização. Por isso, treinar os colaboradores para que esse momento seja de muita compreensão, educação e cordialidade é um grande diferencial. Pense que o paciente em questão passou ou está passando por um momento de enfermidade e receber uma atenção maior nutre uma familiarização com a sua clínica ou consultório. Assim, certamente você terá a sua marca sendo bem falada.
7 – Tenha um bom ranqueamento na Internet
Para que você seja encontrado com facilidade na Internet tenha redes confiáveis e de fácil navegação. Quanto mais objetivo e compreensivo for, mais chances de interação e de ser encontrado no ambiente digital será. Não esqueça de usar palavras chaves que relacionem sua marca ao assunto proposto. Use o produto oferecido a seu favor para estar sempre bem ranqueado e posicionado nos sites de buscas.