Neurologista: Saiba as principais áreas de atuação e mercado de trabalho

A neurologia é a medicina focada no estudo do sistema nervoso e nas suas relações com o restante do organismo humano. Por esse motivo, o neurologista é um profissional que tem uma importância fundamental para a sociedade. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda doença que causa mais mortes em todo o mundo, estando atrás somente da cardiopatia isquêmica. Ainda no ranking das 10 doenças que mais matam, aparece o Alzheimer e outras demências, que também são tratadas pelo neurologista. 

Este especialista tem seu foco no estudo de doenças que acometem o sistema nervoso central (encéfalo, medula espinhal, líquido cefalorraquidiano e seus envoltórios meníngeos), sistema nervoso periférico (raízes nervosas da medula espinhal e suas ramificações terminais, nervos periféricos) e os tecidos efetores (vasos, músculos, glândulas e outros). Desta forma, existem diversas possibilidades de atuação para este profissional como:

  • Distúrbios da dor: trata de dores crônicas e de difícil tratamento;
  • Hansenologia: estuda os nervos periféricos;
  • Distúrbios do sono: cuida de condições que interferem na qualidade do sono do paciente;
  • Neurofisiologia: foca na realização e interpretação de exames complementares;
  • Neurologia pediátrica: acessível para neurologistas e pediatras, trata de doenças neurológicas nessa faixa etária;

O mercado de trabalho para os neurologistas recém-formados é amplo. Os médicos podem optar por atender em plantões de emergência ou no acompanhamento de pacientes internados em enfermarias especializadas. 

A remuneração média de um neurologista é de R$ 5.779,98 para uma jornada de 19 horas semanais, segundo pesquisa do site Salario.com.br.

 

Conheça as Pós-graduações POSFG

POSFG conta com curso na área de Neurologia. Todas as pós-graduações da POSFG são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 630 3720 ou (11) 3014-0384 (WhatsApp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
X
Nós ligamos para você!

    Whatsapp