Afinal, o que faz o Neonatologista?

06/06/2019

 

Visando destacar e incentivar a conscientização, é celebrado no dia 6 de junho o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data destaca a importância da triagem neonatal e as suas consequências, caso não realizada.

Considerado um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde dos bebês, é realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. Com apenas uma picada no calcanhar do bebê, é possível retirar algumas gotinhas de sangue que, depois de analisadas, indicam se a criança apresenta certas doenças genéticas, infecciosas ou metabólicas. Desde 1992, o teste do pezinho se tornou obrigatório em todo o território nacional.

Mas, você conhece o especialista em analisar este exame? Conheça o Neonatologista!

Quem é e o que faz?

O neonatologista é o médico que atua nos cuidados específicos com bebês recém-nascidos e com disfunções que necessitam de cuidados especializados intensivos, como os prematuros. O primeiro minuto de vida é considerado de ouro, pois o bebê pode ter sequelas para o restante da vida se não receber os cuidados necessários.

Entre o primeiro e o quinto minuto de vida, o bebê recebe uma nota que vai de zero a 10 com relação a parâmetros como a intensidade dos batimentos cardíacos, o tônus muscular e a respiração. Se essa nota for abaixo de 7, podem surgir complicações.

Pós-Graduação em Neonatologia POSFG

Visando capacitar e promover o conhecimento avançado sobre a especialidade e suas peculiaridades, a POSFG oferece o curso de pós-graduação em Neonatologia.

Essa área médica tem avançado muito nos últimos tempos, conseguindo menores índices de mortalidade e também de morbidade graças a maior compreensão sobre recém-nascidos, melhores equipamentos e medicamentos.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que se trata de uma das áreas de maior carência de profissionais no Brasil e, sendo assim, possui um grande mercado para ser explorado.

É importante destacar que as qualificações são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC) e terão duração de 24 meses. Além disso, os alunos contarão com um corpo docente formado 100% por professores especialistas, mestres e/ou doutores. O pós-graduando poderá usufruir de um avançado sistema virtual de aprendizagem com suporte pedagógico durante 24 horas por dia.

Para mais informações, preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.

Obs.: A pós lato sensu em Neonatologia não concede o título de especialista, para isso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade e seja aprovado na prova de título.

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp