Células-tronco podem ser alternativa para combate à Covid-19
Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) e do Instituto Carlos Chagas da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (ICC/FiocruzParaná) deram início a uma pesquisa que usa células-tronco no tratamento de pacientes com Covid-19.
O coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR, Paulo Brofman, um dos líderes do estudo, disse em entrevista à Agência Brasil que “Um grande problema desses pacientes que evoluem de maneira mais grave é que ocorre uma alteração que a gente chama de “tempestade de citocinas” e leva a uma inflamação respiratória muito grande que vai ocupar boa parte da estrutura pulmonar, fazendo com que a área de troca do CO2 pelo oxigênio diminua muito”.
Nessa pesquisa piloto participarão cerca de 15 pacientes. Ontem (22), foi incluído o paciente número quatro. Em até duas semanas, deverão ser envolvidos os outros pacientes selecionados, que já estão internados na UTI de Covid do Hospital das Clínicas da UFPR.
O propósito do estudo é utilizar células derivadas do cordão umbilical, “O nosso protocolo corresponde a 500 mil células injetadas a cada dia por três dosagens, ou seja, por quilo de peso. Um paciente recebe, aproximadamente, 1,5 milhão de células por quilo de peso” revelou o pesquisador. A infusão intravenosa terá intervalos de 24 horas e será realizada em conjunto com o tratamento convencional. Os pesquisadores esperam bons resultados do experimento.
Conheça as Pós-graduações POSFG
As pós-graduações da POSFG são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.