Conheça a Robótica Educacional e seus ganhos para o aprendizado

Atualmente, é impossível dissociar o processo de aprendizagem da tecnologia, considerando o ritmo acelerado em que se dá o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a robótica é trazida às escolas com o objetivo de criar um ambiente de ensino cada vez mais propício e proveitoso para a aprendizagem. Todas as atividades realizadas requerem dos alunos bastante pesquisa e, principalmente, estudos dos conteúdos abordados em sala de aula, auxiliando, desta forma, o processo de assimilação.
A Robótica Educacional pode e deve ser usada em sala de aula como uma ferramenta interativa que conecta o aluno ao conhecimento. Por mais que sua essência seja a física e a matemática, o grande mérito da robótica está em ser uma ciência multidisciplinar, que exige conhecimentos de variadas disciplinas do currículo escolar. Dentre as habilidades desenvolvidas, além da física e da matemática, podemos citar: conhecimentos gerais, noções de eletricidade, raciocínio lógico, habilidades manuais e estéticas, relações interpessoais e intrapessoais, investigação e compreensão, representação e comunicação, trabalho com pesquisa, resolução de problemas, aplicação das teorias, criatividade e capacidade crítica.
A Robótica pode ser entendida como a ciência que estuda a elaboração, a montagem e a programação de robôs para a execução de tarefas, controlado de um computador ou de forma autônoma, mediante programas inseridos em sua memória. As tarefas são realizadas em grupos, e o aluno é fortemente estimulado em todos os campos, seja cognitivo, psicomotor ou afetivo.
Objetivos Psicomotores:
- desenvolver a motricidade fina;
- proporcionar a formação de habilidades manuais;
- desenvolver a concentração e a observação;
- motivar a precisão de seus projetos.
Objetivos Afetivos:
- promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo;
- estimular o crescimento individual através da troca de projetos e idéias;
- garantir que o aluno se sinta interessado em participar de discussões e trabalhos de grupo;
- desenvolver o senso de responsabilidade;
- despertar a curiosidade;
- motivar o trabalho de pesquisa;
- desenvolver a autoconfiança e a auto-estima;
- possibilitar resolução de problemas por meio de erros e acertos.
Objetivos Cognitivos:
- estimular a aplicação das teorias formuladas à atividades concretas;
- desenvolver a criatividade dos alunos;
- analisar e entender o funcionamento dos mais diversos mecanismos físicos;
- ser capaz de organizar suas idéias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento;
- selecionar elementos que melhor se adequem à resolução dos projetos;
- reforçar conceitos de matemática e geometria;
- desenvolver noções de proporcionalidade;
- desenvolver noções topológicas;
- reforçar a aprendizagem da linguagem Logo;
- introduzir conceitos de robótica;
- levar à descoberta de conceitos da física de forma intuitiva;
- utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto;
- proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.