Corticoides são a melhor opção para tratamento de casos graves da Covid-19, segundo especialistas

A busca por tratamentos eficientes contra a covid-19 é constante. A eficácia comprovada dos corticoides para casos graves da covid-19 representa uma “reviravolta importante” e “salvará vidas” em todos os países, sejam eles pobres ou ricos. Ao menos é isso que diz um estudo recente, publicado pelo Dr. Djillali Annane, chefe do serviço de terapia intensiva e reanimação do hospital Raymond Poincaré de Garches.

Annane é coautor do estudo que confirma a eficiência dos corticoides, publicado neste mês na revista científica norte-americana JAMA. Na pesquisa ele fala sobre como o corticoide pode ajudar a combater a inflamação causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) ou diminuir sua intensidade e duração. Porém, ele adverte, o uso não deve ser usado de forma preventiva.

Segundo o cientista: “É uma reviravolta importante por vários motivos. Em primeiro lugar, porque é o primeiro tratamento que demonstrou ter um efeito benéfico na sobrevivência, com um nível de certeza muito elevado, apoiado por vários ensaios clínicos realizados nos cinco continentes. Em segundo lugar, esse tratamento não é benéfico apenas para pacientes gravemente enfermos em reanimação, mas também para aqueles que estão em oxigênio (…) O tratamento pode justamente prevenir o agravamento do estado destes últimos. Terceiro, nos ensaios clínicos publicados até agora, nenhum elemento preocupante sobre eventuais complicações foi detectado. Em quarto lugar, e talvez a melhor notícia, é que esse tratamento não é caro.”, explica ele.

Essa medicação não age diretamente sobre o coronavírus, ela previne a inflamação que o vírus produz ou, se essa inflamação já tiver surgido, o medicamento diminui a intensidade e a duração do vírus. No estudo, os pesquisadores ressaltam que existem outras moléculas, como a hidrocortisona e betametasona, que também podem ser opções no combate ao vírus e por isso não há risco de haver escassez global desse tipo de medicamento.

Conheça as Pós-graduações POSFG

As pós-graduações da POSFG são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.

Faça sua pós em 90 dias, saiba mais:

    Fale Conosco
    X
    Nós ligamos para você!

      Whatsapp