Criança com problemas de ordem alimentar? Médicos devem interferir!

nutrologia-pediatrica-pos-graduacao

 

Uma alimentação saudável é essencial para uma vida equilibrada. Com uma dieta completa, o organismo consegue adquirir nutrientes, vitaminas e reforçar o sistema imunológico. Por outro lado, uma alimentação deficiente pode prejudicar o organismo, resultando em mal-estar ou mesmo em doenças. Considerando que crianças e adolescentes têm necessidades muito particulares em relação à alimentação, a Nutrologia se ramificou para melhor atender a esse grupo, e hoje temos uma subespecialidade que é a Nutrologia Pediátrica.

 

 

O que é Nutrologia Pediátrica

A Nutrologia é a área médica que pesquisa, diagnostica e trata pacientes, visando a qualidade de vida e o melhoramento dos hábitos alimentares. Pacientes que apresentam disfunções orgânicas, como diabetes, e necessitam de acompanhamento nutricional, podem contar com o nutrólogo para controlar melhor a dieta.

Bebês, crianças e jovens têm diferentes necessidades em relação às fontes alimentares. Por isso, a Nutrologia Pediátrica dá especial atenção às necessidades de desenvolvimento e maturação do organismo. Ela atuará na prevenção de doenças, na orientação alimentar e no tratamento de carências nutricionais, dificuldades alimentares, erros alimentares, obesidade entre outros.

 

O profissional de Nutrologia Pediátrica

O Nutrólogo Pediatra precisa ter formação em medicina e possuir especialização na área de Nutrologia ou Nutrologia Pediátrica. Assim, poderá compreender as relações bioquímicas dos alimentos no organismo, dando especial atenção à interação nutricional e ao bem estar do paciente. Também, compreenderá como certos alimentos atendem às limitações de cada paciente, como no caso daqueles com alergias alimentares, obesidade, etc.

O Nutrólogo Pediatra deve diagnosticar as doenças ou o mal-estar do paciente, a fim de melhorar a sua saúde por meio da alimentação. Para isso, em vez de focar apenas nos sintomas, o profissional deve considerar as causas e antecedentes da doença, readequando a alimentação para suprir as carências daquele organismo em desenvolvimento.

A partir da identificação de doenças, o Nutrólogo Pediatra deve solicitar exames e realizar o acompanhamento das respostas do organismo na interação com os alimentos. O Nutrólogo Pediatra identificará quais hábitos do paciente podem ser prejudiciais à sua saúde, e também avaliará a relação dos alimentos com medicamentos, absorção devido a disfunções orgânicas e a própria rotina alimentar inadequada.

 

A importância do Nutrólogo na infância

Desde o período gestacional, a alimentação é determinante para o desenvolvimento humano. Ela é responsável pelo crescimento saudável e pela manutenção de um sistema imunológico resistente, por exemplo. Por isso, ter bons hábitos alimentares durante a infância resulta em uma vida adulta melhor.

 

Sobretudo na infância e na juventude, o corpo necessita de fontes equilibradas de nutrientes para que se desenvolva adequadamente. Durante essa fase, ter o acompanhamento do Nutrólogo Pediatra auxiliará a criança na boa escolha alimentar e na conscientização sobre a relação entre os alimentos e o organismo.

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp