Dia Mundial da Doença Rara – 28 de fevereiro
Você conhece alguém que tem Acromegalia? Ou já ouviu falar em Tumor Neuroendócrino? Elas são exemplos de doenças crônicas e raras. Hoje, 28 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras. A data visa dar visibilidade a um conjunto de doenças frequentemente negligenciadas. Seus sintomas são confundidos com outras enfermidades ou simplesmente mal interpretados, afetando a milhões de pessoas. A data selecionada inicialmente foi 29 de fevereiro, exatamente porque 29 de fevereiro também é um dia raro, só ocorrendo em anos bissextos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica essas enfermidades seguindo quatro principais fatores, são eles: incidência, raridade, gravidade e diversidade. Estima-se que 8% da população mundial padeça de algum tipo de doença rara. O Brasil tem mais de 15 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de doença rara, elas têm origem genética e se manifestam nos primeiros anos de vida.
Alguns exemplos de doença rara são: Lúpus, a Doença de Crohn, Esclerose Múltipla, Fibrose Cística e a Epidermólise Bolhosa. No país, o diagnóstico dessas enfermidades geralmente é tardio, isso se dá por conta por conta da escassez de médicos especializados, além do alto custo do tratamento.
O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 199/2.014, estabeleceu a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, aprovou as Diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no setor do Sistema Único de Saúde (SUS) e criou incentivos financeiros de custeio.
Conheça as Pós-graduações POSFG
As pós-graduações da POSFG são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.
Faça sua pós-graduação na POSFG
Tag:15 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de doença rara, Acromegalia, Dia Mundial das Doenças Raras, Doença de Crohn, Epidermólise Bolhosa, esclerose múltipla, Fibrose Cística, Lúpus, Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde – OMS, Portaria nº 199/2.014, Sistema Único de Saúde (SUS), Tumor Neuroendócrino