Dia Mundial do Combate ao Acidente Vascular Cerebral – 29/10

O Dia Mundial do Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) é celebrado em 29 de outubro. A data tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de AVC no Brasil. Por exemplo, esse número é superior ao total de mortes causadas por malária, tuberculose e AIDS juntas.

O que é AVC?

O AVC, chamado popularmente de “derrame cerebral”, acontece quando existe uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Ou seja, quando isso ocorre, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída.

Vários fatores podem contribuir para que o individuo tenha um AVC. Doenças como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, excesso de peso, fumo e sedentarismo agravam o quadro. O histórico familiar também é levado em consideração. Em outras palavras, pode-se dizer que bons hábitos alimentares e exercícios diários ajudam a prevenir o Acidente Vascular Cerebral.

Celebrações do Dia do AVC no Brasil

No Brasil, a data é organizada pela Rede Brasil AVC, uma organização não-governamental que busca melhorar a assistência aos pacientes com AVC em todo o país. Hospitais, escolas e grupos comunitários realizam ações de conscientização sobre tratamentos e precauções para evitar o Acidente Vascular Cerebral.

AVC no mundo

O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. A prevenção pode evitar 90% dos casos. Além disso, estar atento aos sinais de alerta da enfermidade e procurar rapidamente rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas. Por último, vale lembrar que, a cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC.

Cuide da sua saúde, tenho uma dieta equilibrada, pratique exercícios regularmente e consulta seu médico!

Conheça as Pós-graduações POSFG

As pós-graduações da POSFG são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.

Faça sua pós em 90 dias, saiba mais:

    Fale Conosco
    X
    Nós ligamos para você!

      Whatsapp