Dia Nacional de Combate à Cefaleia – 19 de maio
O Dia Nacional de Combate à Cefaleia é comemorado em 19 de maio, sendo uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE). A data tem o intuito de chamar a atenção da população para os diferentes tipos de dores de cabeça. Estima-se que a enxaqueca afeta 15% da população mundial em algum momento da vida e outros 2% sofrem com enxaqueca crônica, uma doença incapacitante, que pode interferir na qualidade de vida do indivíduo. No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com essa enfermidade.
Segundo a médica Célia Roesler, vice-coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia “O diagnóstico da enxaqueca é realizado em uma consulta médica especializada, por meio de entrevista detalhada com o paciente, para saber qual a frequência, intensidade e os sintomas da cefaleia, já que não existe exame específico para detectar a doença. Após a consulta, inicia-se o tratamento à base de remédio prescrito pelo médico, que pode ser diário”.
A enxaqueca pode e deve ser tratada de maneira preventiva. Mudanças de hábitos do paciente, técnicas de relaxamento, fisioterapia e psicoterapia são alguns dos tratamentos que apresentam bons resultados. Praticar atividade física, evitar estresse e dormir 8h por noite também ajuda a reduzir os quadros. Caso o tratamento com remédios seja necessário, ele pode ser feito de forma preventiva, sempre por recomendação médica e com a finalidade de diminuir a frequência das crises.
Conheça as Pós-graduações POSFG
As pós-graduações da POSFG são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.
Faça sua pós-graduação na POSFG
Tag:área médica, clínica geral, combate à dor de cabeça, Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia, dor de cabeça, dor de cabeça tensional, enxaqueca, Especialista, estresse, medicina, medico, Ministério da Educação, neurologista, pós-graduação, pósfg, Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE), tratamento preventivo