Dor para ler? Você precisa de Ortóptica!

Dor para ler? Você precisa de Ortóptica!

Você sente dor de cabeça ou fica enjoado quando lê? Tem dificuldade de se concentrar no texto, pula linha, troca letras? Se você tem esses sintomas durante uma leitura ou sente a visão desfocada ao final do dia, você precisa de um ortoptista.

Esse mal estar acontece quando a musculatura ocular está fraca, causando a dessincronia entre os movimentos dos olhos. Quando você lê, por exemplo, você exige da sua musculatura ocular. Mas, se ela está fraca, ela tem que fazer muito esforço. Esse esforço, consequentemente,  causa os sintomas de incômodo ao final do dia.

Se você for ao oftalmologista com essa queixa, o médico vai encaminhá-lo a um profissional de ortóptica. O ortoptista será responsável pela avaliação da sua motilidade ocular, que consiste nos movimentos conjugados do olho: os dois olhos para a esquerda, os dois olhos para a direita, os dois lados para cima, os dois olhos para baixo e os dois olhos ao centro (convergência).

Após o teste ortóptico, o ortoptista verificará se há insuficiência de convergência ou algum distúrbio muscular que possa ser tratado com exercícios ortópticos. Esses exercícios são como uma fisioterapia para os olhos, um tratamento para fortalecer a musculatura ocular e recuperá-la.

Atenção, pais e educadores!

Se seu filho ou aluno está desinteressado pela leitura, porque acha muito difícil e custoso, procure um especialista. Muitas vezes, a criança que está em fase de alfabetização perde o gosto pela leitura porque essa atividade é muito custosa para ela. Sentir desconforto para ler não é normal, e você deve buscar acompanhamento médico. A atenção nessa fase inicial é imprescindível, considerando que é um momento de familiarização com os estudos e de muito aprendizado.

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp