Endocrinologia: saiba tudo sobre a especialidade
A Endocrinologia e Metabologia estuda as glândulas endócrinas, tratando as doenças hormonais e metabólicas a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo. Apesar de ser um profissional muito procurado por pacientes com problemas de obesidade, diabetes e doenças na tireoide, o endocrinologista não cuida somente dessas doenças.
Mas então, o que faz um endocrinologista?
Entre as doenças mais comuns tratadas pelo endocrinologista, podemos citar: diabetes, obesidade, osteoporose, hirsutismo, andropausa, distúrbios da puberdade, distúrbios menstruais, doenças que afetam o crescimento, doenças da hipófise, da tireoide e da glândula suprarrenal.
Qual a área de atuação deste profissional?
A Endocrinologia é uma especialidade bastante promissora. Acredita-se que muitas pessoas apresentarão, em alguma fase da vida, problemas relativos ao sistema endócrino. Além disso, a popularização dos cuidados com a saúde fez com que aumentasse a busca por médicos endocrinologistas nos últimos anos. Temos, atualmente, pacientes que estão cada vez mais preocupados com o bom funcionamento do interior de seus corpos.
Além de atender em consultório, o profissional endocrinologista pode atuar em unidades de internação, ambulatórios, laboratórios de hormônios, radioimunoensaio e patologia. Há ainda a opção de se dedicar à pesquisa acadêmica – o que é muito importante para o avanço da área. Fato é que o mercado da Endocrinologia e Metabologia está recém se popularizando e apresenta bons indicativos de crescimento.
Quanto ganha um médico endocrinologista?
A remuneração varia de acordo com o campo de atuação, e, como vimos, há diversas possibilidades para esse profissional. Estima-se que, em média, um endocrinologista receba uma remuneração de R$8.500,00 a R$17.000,00 por mês.
*Para se intitular especialista, o médico precisa preencher todos os pré-requisitos exigidos pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e ser aprovado na prova de título.