Endocrinologistas: como impulsionar a carreira em tempos de alimentação saudável
Os cuidados com a saúde e a busca por um estilo de vida sustentável estão se tornando cada vez mais recorrentes entre a população. Mesmo com a correria do dia a dia, muitas pessoas estão buscando alternativas para equilibrar a prática de atividades físicas e uma alimentação regular.
Alguns profissionais da área da saúde são capazes de desenvolver um papel fundamental nesses casos, como é o caso do endocrinologista. O problema é que a grande maioria das pessoas que buscam emagrecer acabam não associando a imagem desses profissionais à busca pelo peso ideal, o que acaba resultando em adeptos das “dietas milagrosas” que oferecem pouco ou nenhum resultado.
Por isso, um dos papeis do endocrinologista é trabalhar para mudar essa realidade. Com divulgação de informações e por meio de uma relação mais próxima com o seu público-alvo, é possível aproveitar essa “febre fitness” para dar uma turbinada na carreira e, claro, contribuir com a saúde de muitas pessoas.
Veja as dicas de divulgação que separamos para você:
Crie canais de comunicação efetivos
É como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado. O primeiro passo para que os pacientes conheçam o trabalho do endocrinologista é investir em bons canais de comunicação. Eles devem ser pensados de acordo com a necessidade do seu atendimento e, principalmente, com a sua área de atuação.
A ideia é utilizar esses canais para fornecer informações relevantes e que ajudem seus pacientes a identificar os problemas que podem ser solucionados por você. Você pode ir para o Instagram, criando um perfil com dicas de alimentação e exercícios. Você pode criar um perfil profissional no Facebook e participar de grupos onde se discutem assuntos relacionados à sua área. Além dessas redes sociais – que estão bombando – há muitos recursos alternativos. Blog, revista (você mesmo pode confeccionar a sua), vídeos para Youtube… Pense nos canais onde o seu público está. É lá que você deve investir.
Ofereça conteúdo
O próximo passo é começar a utilizar esses canais de comunicação. Para isso, é preciso identificar as principais dúvidas e anseios do seus público-alvo e oferecer conteúdo pertinente acerca desses assuntos.
Problemas que podem interferir na perda de peso, doenças hormonais, como hiper ou hipotireoidismo, diabetes ou hipercolesterolemia são alguns dos temas que podem ser abordados para iniciar a criação de conteúdo.
É sua função abordar a questão e apresentar a solução para o caso. Dessa forma, quando seus potenciais pacientes precisarem, certamente lembrarão do seu nome.
Estabeleça parcerias
A terceira dica é firmar boas parcerias com outros profissionais da área, como educadores físicos e personal trainer. É importante considerar que o processo de emagrecimento requer muito mais do que apenas exercícios físicos ou somente uma reeducação alimentar.
Trabalhando isso, você poderá tanto indicar quanto receber indicações de outros profissionais, lembrando que essa é uma relação construída essencialmente na confiança, portanto, para funcionar é preciso mantê-la nas bases da reciprocidade e honestidade.
Por fim, você também pode estabelecer parcerias com veículos de comunicação da sua cidade ou região para ampliar a divulgação do seu trabalho.
Fonte: Clínica nas Nuvens