Estudo indica que CRISPR/Cas9 pode ajudar no combate ao câncer metastático
Estudo realizado por cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, comprova que o método CRISPR/Cas9, conhecido por permitir o corte em parte de um DNA, também pode ser utilizado no combate de cânceres metastáticos. O sistema baseado em Nanopartículas Lipídicas (LNP, na sigla em inglês) promete ser mais um passo importante em direção à cura desta agressiva doença, segundo os pesquisadores. O estudo foi publicado na quarta-feira (18) na revista científica Science Advances.
De acordo com a revista, a técnica funciona da seguinte maneira: LNPs visam especificamente as células cancerosas e as destrói por meio da manipulação genética. O sistema CRISPR-LNPs carrega um RNA mensageiro que codifica para a enzima CRISPR-Cas9 que atua como uma tesoura molecular que corta o DNA das células.
Processo de estudo
O grupo, composto por cientistas, conseguiu modificar geneticamente o sistema imunológico de três pacientes que eram resistentes ao tratamento. O Crispr-Cas9 é uma tecnologia desenvolvida em 2010 que permite a edição do genoma sem causar efeitos secundários.
A investigação mostrou que um único tratamento com CRISPR-LNPs duplicou a esperança média de vida dos ratos com tumores de glioblastoma, melhorando a sua taxa de sobrevivência global em cerca de 30%, enquanto o tratamento num modelo metastático de ratos com câncer dos ovários aumentou a sua taxa de sobrevivência global em 80%.
Os investigadores afirmaram que a nova tecnologia revolucionou a capacidade de perturbar, reparar ou substituir genes de uma forma personalizada. No entanto, apesar da sua extensa utilização na investigação, ainda é necessário um sistema de entrega eficaz para entregar com segurança e precisão a CRISPR às suas células-alvo para que a tecnologia possa ser usada num contexto clínico.
Conheça as Pós-graduações POSFG
As pós-graduações da POSFG são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.