Educar sempre foi uma tarefa desafiadora. Nos últimos anos, com o advento da tecnologia que oportuniza milhares de estímulos a crianças e adolescentes, o exercício da docência tornou-se um ofício que requer inovação e criatividade no processo de ensino-aprendizagem.
Pensando nisso, a POSFG oferece uma série de capacitações dentro do Programa de Educação Continuada. O objetivo é qualificar o trabalho docente por meio de cursos com temas atuais, propostos a partir de pesquisas feitas por especialistas na área pedagógica.
A equipe que ministra cada um dos cursos é formada somente por professores com doutorado, o que garante a qualidade do serviço oferecido. Além disso, o conteúdo programático contempla uma visão teórica e prática através de uma exposição dinâmica e interativa.
As capacitações são voltadas para educadores que atuam em todos os níveis da educação básica, da Infantil ao Ensino Médio. Confira abaixo as ementas dos cursos.
Capacitar os professores a respeito da temática dos comportamentos autolesivos (CAL). Saber identificar este tipo de comportamento em crianças e adolescentes. Atitude diante dos CAL. Como reconhecer a ideação suicida no espaço escolar. Atuação do docente perante a ideação suicida.
Como manter a privacidade protegida quando mais de uma pessoa usa os mesmos dispositivos de acesso à internet. Gerar conhecimentos focados na proteção do indivíduo no meio digital. O uso de ferramentas adequadas para preservar a privacidade.
Qualificar a atuação docente por meio das diferentes tendências educacionais da contemporaneidade. Inversão na sala de aula, quando o aluno passa a ser o autor do próprio conhecimento. Gerar conhecimentos sobre tendências pedagógicas e de que forma usá-las no espaço escolar.
O uso do computador na escola como recurso pedagógico. Instruir os discentes com ferramentas computacionais que possibilitem a utilização das Tecnologias da Informação. Capacitar para o uso adequado das novas tecnologias educacionais frente aos desafios da atualidade e ainda para a implantação de um ambiente de ensino-aprendizagem interdisciplinar mais rico e motivador.
O desafio de educar a geração 100% conectada. Manejos para estimular os nativos digitais a se dedicar aos estudos. O uso da tecnologia como método proveitoso no estudo interativo de conteúdos. A pesquisa na era em que a hiperinformação age de forma convergente.
- + Como lidar com o comportamento autolesivo e ideação suicida no espaço escolar
-
Capacitar os professores a respeito da temática dos comportamentos autolesivos (CAL). Saber identificar este tipo de comportamento em crianças e adolescentes. Atitude diante dos CAL. Como reconhecer a ideação suicida no espaço escolar. Atuação do docente perante a ideação suicida.
- + A privacidade em tempos de compartilhamentos instantâneos
-
Como manter a privacidade protegida quando mais de uma pessoa usa os mesmos dispositivos de acesso à internet. Gerar conhecimentos focados na proteção do indivíduo no meio digital. O uso de ferramentas adequadas para preservar a privacidade.
- + Tendências Contemporâneas da Educação: muito além da teoria
-
Qualificar a atuação docente por meio das diferentes tendências educacionais da contemporaneidade. Inversão na sala de aula, quando o aluno passa a ser o autor do próprio conhecimento. Gerar conhecimentos sobre tendências pedagógicas e de que forma usá-las no espaço escolar.
- + Internet: Entre o Risco e a Aprendizagem
-
O uso do computador na escola como recurso pedagógico. Instruir os discentes com ferramentas computacionais que possibilitem a utilização das Tecnologias da Informação. Capacitar para o uso adequado das novas tecnologias educacionais frente aos desafios da atualidade e ainda para a implantação de um ambiente de ensino-aprendizagem interdisciplinar mais rico e motivador.
- + Geração virtualizada: desafios e técnicas de ensino para uma geração conectada
-
O desafio de educar a geração 100% conectada. Manejos para estimular os nativos digitais a se dedicar aos estudos. O uso da tecnologia como método proveitoso no estudo interativo de conteúdos. A pesquisa na era em que a hiperinformação age de forma convergente.