Janeiro Branco – Mês da saúde mental e bem-estar

09/01/2020

A maioria das pessoas costuma confundir doença mental com saúde mental, na verdade, a última está relacionada ao modo como um indivíduo reage as exigências da vida, ou seja, a maneira como ele maneja seus desejos, capacidades, ideias, emoções e ambições. A saúde mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais. Por conta disso, janeiro se pintou de branco e foi escolhido como o mês da saúde mental e bem-estar.

A depressão é o fator que mais atrapalha a saúde mental. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, cerca de 322 milhões de pessoas padecem dessa enfermidade. Esse número teve um aumento de 18,4% se comparado a última década.

A OMS também aponta a ansiedade como um fator preocupante. O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de transtornos de ansiedade, cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem com isso.  No país foram implantadas estratégias e intervenções de saúde pública que envolvem diversos setores da sociedade que existem para promover, proteger e restaurar a saúde mental da pessoa.

Para manter sua saúde mental em dia é importante se organizar, aproveitar o tempo livre, relaxar, praticar esportes (afinal a endorfina nos deixa mais felizes) e, principalmente, procurar ajuda quando necessário. Um psiquiatra pode prescrever medicamentos que auxiliam, além de indicar qual tratamento deve ser seguido.

Ter saúde mental é:

– Estar bem consigo mesmo e com os outros;

– Aceitar as cobranças da vida;

– Saber lidar com as boas emoções e com situações desagradáveis, mas que fazem parte da vida;

– Reconhecer seus limites e procurar ajuda quando necessário.

Cuide da sua saúde mental! #eusoujaneirobranco

Conheça as Pós-graduações POSFG

As pós-graduações da POSFG são certificadas pelo Ministério da Educação. A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.

Inscreva-se

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp