Medicina do Trabalho com novas turmas em 9 capitais
Publicado em 07/03/2018
Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Previdência Social, cerca de 7 brasileiros perdem a vida todos os dias por causa de acidentes de trabalho. Por isso o aperfeiçoamento de médicos que se preocupam com a qualidade de vida e com a segurança do trabalhador se torna cada vez mais importante.
Para os profissionais interessados nessa área, a POSFG confirma o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina do Trabalho em oito capitais do Brasil. As inscrições estão abertas a partir deste mês para a formação de novas turmas em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), São Paulo (SP), Belém (PA) e Goiânia (GO). Os encontros vão ser realizados a cada dois meses, sempre nos finais de semana. Outras capitais também têm a possibilidade de abertura de turma.
O curso de Medicina do Trabalho é voltado para os profissionais graduados na área das Ciências Médicas que queiram se capacitar no acompanhamento da condição física e mental dos funcionários de uma empresa.
A pós-graduação é uma importante fonte de conhecimento, já que busca desenvolver os profissionais para que eles possam compreender as relações sociais que determinam a organização dos processos produtivos e suas consequências sobre a saúde dos trabalhadores, elaborar e implementar programas de promoção da saúde dos trabalhadores, realizar prevenção, diagnóstico e tratamento de acidentes de trabalho e de doenças de trabalho, reconhecer fatores de risco para a saúde dos trabalhadores, formular e implementar políticas e gerenciar as ações de saúde do trabalhador, planejar e desenvolver programas, atividades e ações de vigilância da saúde no trabalho.
Com o curso, o médico compreende ainda como avaliar a capacidade para o trabalho em situações periciais, estabelecer a relação entre a doença e as condições de trabalho, produzir e divulgar conhecimentos técnico-científicos em saúde e trabalho, além de elaborar protocolos e normas de procedimentos em saúde e trabalho.
A formação em Medicina do Trabalho da POSFG acontece por meio de fundamentos teóricos e simulados e a carga horária é de 432 h/aula, formada pelas seguintes disciplinas:
- Epidemiologia
- Bioestatística
- Ética médica em saúde e trabalho
- Patologia do trabalho: acidente e doenças do trabalho
- Controle de saúde dos trabalhadores da saúde
- Direito nacional e internacional em saúde e trabalho
- Higiene do trabalho
- Toxicologia ocupacional
- Segurança no trabalho
- Saúde ambiental, poluição ambiental e saneamento do meio
- Gestão em saúde, segurança e meio ambiente
- Políticas públicas em saúde e trabalho
- Vigilância em saúde e trabalho
- Ergonomia
- Promoção da saúde no trabalho
- Perícia em saúde e trabalho
- Reabilitação e retorno ao trabalho
- Didática de ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
O curso prepara ainda os profissionais para a prova de admissão da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Os alunos vão contar com um corpo docente formado por professores especialistas, mestres e/ou doutores, além de um avançado sistema virtual de aprendizagem com suporte pedagógico 24h.