Curso de Pós-Graduação inédito em Neuroendocrinologia está com matrículas abertas — POSFG | O Portal da Pós-Graduação

Que a Endocrinologia cuida dos problemas provocados pelo transtorno dos hormônios, buscando restabelecer o equilíbrio do organismo, muita gente sabe, não é? Mas e da Neuroendocrinologia, você já ouviu falar?

A Neuroendocrinologia é a área que trata dos problemas endócrinos causados por questões neurológicas. Entre os distúrbios neuroendócrinos, estão as doenças da hipófise (glândula localizada no cérebro, produtora de hormônios controladores da produção de hormônios de muitas outras glândulas do corpo) e do hipotálamo (parte do cérebro que controla a hipófise).

 

A hipófise produz e secreta alguns hormônios que controlam o bom funcionamento da tireoide, dos ovários, testículos, glândulas suprarrenais e hormônios de crescimento. Os hormônios produzidos são: adrenocorticotrófico (ACTH), tireotrófico (TSH), gonadotróficos ou luteotrófico (LH), folículo-estimulante (FSH), prolactina (PRL) e de crescimento (GH). 

A depressão, por exemplo, pode indicar problemas neuroendócrinos. Com ela, surgem distúrbios no apetite, variações no sono, alterações no desejo sexual e no período menstrual.

Doença de Cushing, Hiperprolactinemias, Tumores Hipofisários, Hipogonadismo, Neoplasia Múltipla, Síndrome de Kallmann, Atrasos no Crescimento e Atrasos ou Precocidades Puberais são também algumas das doenças tratadas por neuroendocrinologistas.

E nós, da POSFG, sempre atentos e preocupados em trazer o melhor para quem atua na área da saúde, lançamos o curso inédito de Pós-Graduação Lato Sensu de Neuroendocrinologia.

O curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação e é destinado aos profissionais graduados na área das Ciências Médicas. A qualificação busca aprimorar a formação do profissional através de fundamentos teóricos e práticos da área, a fim de capacitá-lo a atuar com as complexidades inerentes da especialidade, promovendo uma melhor qualidade dos serviços médicos prestados, por meio de treinamento multidisciplinar e prático no campo da Neuroendocrinologia, com o fim de capacitar os egressos para a atuação sistemática na especialidade.

A carga horária do curso é de 432horas/aula. Durante os encontros, os alunos vão contar com um corpo docente formado 100% por professores especialistas, mestres e/ou doutores, além de um avançado sistema virtual de aprendizagem com suporte pedagógico 24 horas. É importante ressaltar que todas as qualificações oferecidas pela POSFG são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). Para saber mais informações, entre em contato 0800 600 37 20.

Disciplinas:

  • Teoria e prática de neuroendocrinologia
  • Hormonologia: ACTH, TSH, LH, FSH, PRL e GH
  • Doenças hipofisárias
  • Doenças hipotalâmicas
  • Depressão neuroendocrinológica
  • Disfunções neuroendocrinológicas: doença de Cushing, hiperprolactinemias, hipogonadismo, neoplasia múltipla, síndrome de Kallman, atrasos no crescimento e precocidades puberais
  • Bioestatística
  • Ética médica
  • Bioética
  • Direito médico
  • Biossegurança
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica

Saiba mais:

 Ao concluir o curso, o profissional estará apto a lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em institutos e laboratórios, gerenciar unidades de saúde ou combinar mais de uma dessas atividades. No setor público, poderá atuar em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização, e/ou participar de concursos públicos, conforme edital dos mesmos.

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp