O que é Fisioterapia Oftálmica e quem pode se beneficiar dela?

fisioterapia-oftalmica-ocular-ortoptica-visual

A fisioterapia oftálmica visa prevenir, tratar e reabilitar os distúrbios da visão sensorial e motora através de treino e exercícios nos músculos extraoculares. Seu objetivo é corrigir distúrbios no olho e recuperar a funcionalidade visual e o posicionamento dos eixos oculares. Esses problemas oculares provocam desconforto nas atividades diárias, tanto na visão de perto quanto de longe, causando sintomas como cefaleias, desconforto para leitura, dupla imagem, tensões cervicais, torcicolos, desequilíbrio postural e baixa visual em crianças até o final da 1ª infância.

E, dependendo do grau de desvio ocular, o lado psicológico também pode ser afetado pela estética visual. Por isso, é muito importante que se dê a atenção correta aos distúrbios da visão, procurando o profissional que indique o tratamento certo.

As indicações mais frequentes para fisioterapia ocular, além do estrabismo, são ambliopias, visão subnormal, insuficiência de convergência, desalinhamento dos eixos oculares em crianças, paralisias transitórias oculomotoras. Pacientes neurológicos com paralisia encefálica, traumatismo crânio encefálico, AVE, tumores ou aneurismas também podem se beneficiar da fisioterapia oftálmica.

Uma queixa muito comum nos consultórios é de paciente que sentem desconforto ao ler ou usar computadores e vídeo games. Isso é muito comum principalmente em jovens estudantes, que vivenciam sintomas como dores de cabeça e nos olhos, sensação de cansaço visual, excessivos movimentos de cabeça ao ler, perda frequente do lugar de leitura, omissão de palavras ou letras ou ainda salto de linhas, lapsos de atenção e dificuldade em transcrever textos.

Entretanto, não necessariamente a fisioterapia oftálmica deve ser para recuperação; ela pode também ser aplicada como forma de prevenção no fortalecimento dos músculos oculares. Atualmente, essa é uma área ainda pouco difundida, mas aos poucos a comunidade reconhece a importância desses profissionais para a reabilitação visual.

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp