Odontologia legal: O que você precisa saber sobre esta área

09/06/2021

Você já ouviu falar em Odontologia Legal? Trata-se de um ramo da Odontologia especializado em auxiliar o Poder Judiciário através da identificação de pessoas pela arcada dentária, que, assim como a impressão digital e o DNA são únicas para cada ser humano.

Mas, engana-se quem pensa que essa especialidade atua apenas na esfera criminal, a Odontologia Legal também abrange perícias trabalhistas, administrativas, auditorias em planos odontológicos, fiscalização em conselhos e docência (em universidade, especializações e cursos de imersão).

Esta especialidade também é conhecida como Forense e aplica conhecimentos de diversas áreas para realizar as perícias, tais como: radiologia, odontopediatria, ortodontia, entre outros.

Conheça as principais áreas de atuação da Odontologia Legal

Perícia criminal
A área criminal é um dos campos com melhor salário para cirurgiões-dentistas. Através dela o odontolegista atua como um auxiliar da justiça, realizando exames técnicos e detectando pontos que podem contribuir para a investigação.

Nas perícias criminais o profissional tem o papel de:

  • Identificação no vivo (quando é necessário provar a idade de um criminoso, marcas de mordidas, etc)
  • Identificação de cadáveres (corpos carbonizados, dilacerados ou em estado avançado de putrefação)
  • Identificações Antropológicas (para verificar espécie, sexo, idade, estrutura biológica por meio da análise do crânio do esqueleto)
  • Lesões corporais ou perícias de traumatologia
  • Perícia de mancha
  • Exame de embriaguez

Perícias trabalhistas
As perícias trabalhistas tem o propósito de buscar constantemente preservar a saúde bucal do funcionário, evitando que o mesmo desenvolva uma doença laboral desencadeada pelo exercício do seu ofício. Desta forma, esta área não foca apenas no trabalhador, mas também no ambiente de trabalho.

Auditoria odontológica
A auditoria é outra possibilidade de atuação para o profissional de Odontologia Legal. Através da Resolução 20/2001 o Conselho Federal de Odontologia normatiza a perícia em auditoria, com objetivo de padronizar fiscalizações para garantir atendimento digno aos pacientes.

A resolução também permite que o Odontolegista aplique medidas técnicas e administrativas que corrijam cobranças referentes a procedimentos odontológicos indevidos, além de verificar se o plano de tratamento proposto inicialmente foi realizado.

Conheça as Pós-graduações POSFG

Invista na sua formação com as pós-graduações em Odontologia da POSFG. Todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 630 3720 ou (11) 3014-0384 (WhatsApp).

Fale Conosco
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp