Pediatria em alta: saiba os novos desafios da especialidade

16/04/2019

Depois de passar aproximadamente uma década no esquecimento, mudanças no padrão da saúde levaram médicos a ter um olhar mais apurado para a infância, e assim se resgatou a importância da especialidade.

O pediatra é o médico especialista em pessoas na fase de crescimento e desenvolvimento, que exerce também um papel de educador junto à família. É um dos poucos profissionais que atua em todos os níveis de atenção à saúde: promoção, proteção e recuperação da saúde, com intervenções diagnósticas, terapêuticas, preventivas e educativas.

Para quem deseja iniciar carreira na área, é importante saber que a pediatria está cheia de novos desafios. Por isso, também, é fundamental que profissionais já atuantes se atualizem sobre as atuais questões. A pediatria tem novos caminhos a percorrer, e isso exige do médico reciclagem constante.

No passado, o grande desafio da pediatria era driblar a mortalidade infantil, ocasionada por subnutrição e doenças infecciosas. Hoje em dia, as preocupações são outras. Com o avanço da medicina, a missão de quem cuida dos pequenos vai além do combate à mortalidade infantil. A incumbência é mais complexa: preservados os primeiros anos de vida, os médicos devem olhar para o futuro e estimular hábitos saudáveis que se perpetuem até a velhice.

As novas competências do médico pediatra devem compreender as configurações familiares modernas e os aspectos socio-comportamentais apresentados pelas crianças de hoje. O profissional tem que estar preparado para lidar com hiperatividade, autismo e bullying, por exemplo, temas dos quais não se falava até pouco tempo.

Outro novo fator a se considerar é a tecnologia, que interfere diretamente na vida de crianças e adolescentes (que já nascem coladas em tablets e smartphones). A pediatria está lidando com questões inéditas, ocasionadas pelos novos hábitos de consumo das populações.

Por isso, nunca foi tão desafiador assumir a missão de cuidar da infância e da juventude. O pediatra é o profissional a formar o adulto saudável, considerando aspectos como evolução do crescimento, estado nutricional, história alimentar, situação vacinal, desenvolvimento neuropsicomotor, desempenho escolar, qualidade e quantidade de sono, acuidade visual e auditiva, saúde bucal, entre outros. Para exercer essa atividade de alta complexidade, o pediatra necessita de qualificação profissional, compromisso, lealdade, disponibilidade, motivação e tempo.

Tenho interesse em cursar Pediatria

Você é graduado em medicina?
SimNãoNão informado
Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp