Pesquisadores criam exame sanguíneo que detecta o câncer precocemente
Pesquisadores, dos Estados Unidos e da China, foram capazes de criar um novo exame de sangue que conseguiu identificar cinco tipos de câncer, quatro anos antes dos exames convencionais, segundo a pesquisa publicada nesta semana na Revista Nature.
O estudo apresentou o PanSeer, um exame de sangue que é capaz de identificar o câncer até quatro anos antes. O teste é capaz de diagnosticar cânceres de estômago, esôfago, colorretal, pulmão e fígado a partir da detecção do DNA de tumores no plasma. Cerca de 95% das amostras eram de indivíduos assintomáticos. A primeira coleta foi feita em 2007, e essas pessoas só foram diagnosticados com câncer entre um a quatro anos depois.
O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Sua detecção precoce é importante, pois a sobrevivência dos pacientes aumenta significativamente quando a doença é identificada nos estágios iniciais.
Porém, os cientistas advertem que o PanSeer não permite prever se alguém irá desenvolver a doença. Ele serve somente para identificar aqueles pacientes que já possuem um tumor, entretanto ainda estão assintomáticos e não foram diagnosticados pelas análises convencionais. “O objetivo final seria realizar exames de sangue como esse em consultas de rotina anuais“, conclui Kun Zhang, um dos autores e pesquisador envolvido no estudo.
Conheça as Pós-graduações POSFG
As pós-graduações da POSFG são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.