Vacina contra HPV pode erradicar câncer de colo do útero

12/07/2019

A vacinação contra o HPV pode ser capaz de erradicar o câncer de colo do útero. É o que mostra um estudo financiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado na revista científica The Lancet. Dez anos após o início da vacinação como medida de saúde pública em países desenvolvidos, houve uma queda significativa no número de infecções por HPV e de lesões pré-cancerosas no colo do útero. Segundo os pesquisadores, isso indica que a eliminação do câncer cervical – definida como menos de 4 casos por 100.000 – pode ser possível se uma cobertura vacinal suficientemente alta puder ser atingida e mantida.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Laval, no Canadá, revisaram 65 estudos, com dados provenientes de 14 países que iniciaram a vacinação contra o HPV há cerca de uma década, totalizando 60 milhões de pessoas. As informações analisadas foram: taxa de HPV, número de casos de verrugas genitais e células pré-cancerosas no colo do útero antes do início da vacinação e até oito anos depois do início da disponibilização da vacina como medida de saúde pública.

As especialidades que cuidam do HPV: Ginecologia; Obstetrícia e Urologia

A Ginecologia é a especialidade médica que cuida do diagnóstico e tratamento da saúde da mulher, desde a infância até a terceira idade. É função do ginecologista cuidar e prevenir todo tipo de doença do sistema reprodutor feminino e tratar todo tipo de doença relacionada à vagina, ao útero e aos ovários.

Já a Urologia é a especialidade que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. O urologista é treinado para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino.

Pós-graduações POSFG

As pós-graduaçõesda POSFG são certificadas pelo Ministério da Educação e destinadas, principalmente, aos profissionais graduados em Medicina.

Os cursos não concedem o título de especialidade na área. Para isso, o médico precisa preencher todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade e ser aprovado na prova de título.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.

Cadastre-se

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp