Marketing Médico: Faça você mesmo e conquiste muito mais pacientes

 

Foi-se o tempo em que os pacientes consultavam o catálogo do plano de saúde para encontrar o médico ideal. Hoje em dia, se você não estiver na internet, não estará em lugar algum. Temos um novo comportamento do consumidor, que agora utiliza as ferramentas digitais para se conectar ao seu médico. E, nesse cenário, há diversas oportunidades para quem quer atrair e reter pacientes. Basta entender um pouquinho de estratégias de marketing digital.

 

Como começar o marketing médico?

Para que suas ações na internet tenham o efeito que deseja, é preciso, primeiramente, se planejar muito bem. O primeiro passo é entender o seu público-alvo. É imprescindível que a sua comunicação seja feita da maneira mais apropriada possível para o seu cliente. Essa comunicação deve falar a língua do seu público, deve ser interessante e relevante para essas pessoas. Não adianta usar termos rebuscados do vocabulário médico, se ninguém vai compreender o que você está falando. Considere idade, sexo, localização, grau de escolaridade, classe social. Pense quais redes sociais seus pacientes mais consomem; quais as dúvidas mais frequentes do seu consultório; qual assunto desperta mais interesse. Esses tópicos vão te ajudar a compreender a pessoa com quem você está falando.

 

Feito isso, você pode definir seus objetivos. É nessa hora que você deve avaliar o que você deseja alcançar, efetivamente, com toda sua comunicação. Veja alguns exemplos de objetivos:

  • Aumentar o número de consultas;
  • Fidelizar os atuais pacientes;
  • Se posicionar como autoridade.

 

Agora, você pode pensar na criação da identidade. Em comunicação, chama-se de identidade aquele “fiozinho” que conecta todas as suas ações. É o padrão, que faz com que cada peça individual pareça parte do mesmo todo.

Aconselhamos que você busque parceria com profissionais especializados em na área de marketing ou propaganda. Eles te ajudarão a definir a identidade visual e o tom comunicacional apropriados. Assim, toda vez que alguém olhar uma imagem da sua página, saberá que é você. Assim, todos seus textos falarão a mesma língua. E você garante que está passando a mensagem certa, causando a impressão que queria.

 

Agora, você já pode escolher suas estratégias. Lembre-se do público que você traçou e pense em estratégias que combinem especialmente com essas pessoas. Para seus primeiros passos no mundo digital, a Rock Content sugere o marketing de conteúdo, as redes sociais e o e-mail marketing. Veja abaixo como usar cada uma dessas estratégias:

 Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais formas de atrair pessoas hoje em dia, porque apresenta um retorno sobre investimento muito alto.

Através de conteúdo que seja relevante para o tipo de pessoa que você quer alcançar, será possível conseguir a atenção do seu público-alvo e ajudá-lo de verdade.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta é ótima para cultivar o interesse de quem já demonstrou interesse no seu conteúdo.

Por meio de uma newsletter, você pode fidelizar o público e ajudá-lo de forma ainda mais personalizada, com informações segundo os interesses dele.

 Redes Sociais

A primeira instrução é que você crie uma página separada do seu perfil social. No Facebook, o recurso próprio para marcas e negócios chama-se fanpage. Esse tipo de página oferece ferramentas específicas para que você alimente uma relação próxima com seus pacientes, compartilhe conteúdo relevante e até escolha o público que vai receber suas postagens.

Ao criar um Instagram, você deve associar esse perfil ao Facebook, e isso facilitará muito a administração das contas. Mas, tenha em mente que essas duas redes sociais são bem distintas, então você deve produzir conteúdo específico para cada uma delas. Pense no seu Facebook como um canal informativo, pois ele é organizado de maneira cronológica. Então, traga sempre informações novas sobre seus serviços ou sobre sua área de atuação.

Já o Instagram funciona com outro algoritmo, e nem sempre as postagens aparecem em ordem cronológica. Por isso, aposte em um conteúdo mais leve e divertido, que seja interessante independentemente do tempo em que seja visualizado. Fotos atrativas e vídeos curtos são uma ótima aposta.

 

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