Especialização | Pós-Graduação em Saúde Mental e Autismo | POSFG

Curso Livre ou de Aperfeiçoamento em Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, com excelência devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e em conformidade com a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, o Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de 08 de junho de 2007, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 02, de 02 de fevereiro de 2014, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de março de 2016, a Portaria Normativa nº. 11, de 20 de junho de 2017 e as Notas Técnicas MEC/CNE/CES nº. 386 e nº. 388, ambas de 21 de junho de 2013.

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* Informação sujeita à confirmação.

Apresentação

A Saúde Mental e Autismo são temas de grande relevância e atualidade no âmbito psicopedagógico. A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, todos os distúrbios do autismo, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA. O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Estes distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

Manifestação de Interesse

O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, e é destinado aos profissionais graduados na área de Educação, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Pedagogos, Psicólogos e licenciados em áreas afins. O curso tem como objetivo formar profissionais providos de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, especialmente de crianças autistas, a fim de capacitá-los a atuar no contexto do atendimento educacional especializado em diferentes ambientes, conscientizando-os da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola e na sociedade.

  • Transtorno mental e autismo
  • Psicopedagogia e autismo
  • Desenvolvimento infantil da criança autista
  • Bases genéticas do ser humano
  • Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
  • Recursos tecnológicos utilizados na educação inclusiva/especial
  • Autismo
  • Integração sensorial e TEA
  • Intervenções terapêuticas
  • Psicofarmacologia
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Seminário de socialização dos TCC’s

Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área da Educação, Saúde Mental e áreas afins, promovendo e avaliando atividades educativas para crianças em ambientes escolares e não escolares, bem como orientando, coordenando, organizando e realizando pesquisas. Pode vir a atuar como coordenador pedagógico, coordenador de projetos especiais na educação especial, entre outras atividades relacionadas ao tema.

Leandro Nicaretta
Coordenador

+ Objetivos

O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, e é destinado aos profissionais graduados na área de Educação, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Pedagogos, Psicólogos e licenciados em áreas afins. O curso tem como objetivo formar profissionais providos de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, especialmente de crianças autistas, a fim de capacitá-los a atuar no contexto do atendimento educacional especializado em diferentes ambientes, conscientizando-os da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola e na sociedade.

+ Disciplinas
  • Transtorno mental e autismo
  • Psicopedagogia e autismo
  • Desenvolvimento infantil da criança autista
  • Bases genéticas do ser humano
  • Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
  • Recursos tecnológicos utilizados na educação inclusiva/especial
  • Autismo
  • Integração sensorial e TEA
  • Intervenções terapêuticas
  • Psicofarmacologia
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Seminário de socialização dos TCC’s
+ Saiba Mais

Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área da Educação, Saúde Mental e áreas afins, promovendo e avaliando atividades educativas para crianças em ambientes escolares e não escolares, bem como orientando, coordenando, organizando e realizando pesquisas. Pode vir a atuar como coordenador pedagógico, coordenador de projetos especiais na educação especial, entre outras atividades relacionadas ao tema.

+ E-mec
+ Coordenador

Leandro Nicaretta
Coordenador

Detalhes

  • CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
  • RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
  • OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
  • HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
  • CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES
  • AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
  • SUPORTE PEDAGÓGICO 24HS
  • ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
  • CARGA HORÁRIA: 360 HORAS/AULA

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