1º de dezembro – Dia mundial de luta contra a AIDS

29/11/2019

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data vem para reforçar a tolerância, a solidariedade e a compreensão pelas pessoas infectadas pelo vírus HIV/Aids. No Brasil, a data foi adotada a partir de 1988, através de uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

As atividades realizadas nesse dia buscam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivo a novos compromissos dessa luta. A cada ano, a OMS – Organização Mundial de Saúde elege um grupo social ou população que registre um crescimento elevado de incidência de casos de HIV/aids, definindo uma campanha composta por ações de impacto e sensibilização sobre o tema.

Cerca de 866 mil pessoas vivem com HIV no país. Segundo o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids, divulgado em 2018, o surto da doença no Brasil está relativamente estabilizado. Em 2017, a taxa de detecção de casos de aids era de 18,3 ocorrências a cada 100 mil habitantes. Isso representa 40,9 mil novos casos nos últimos cinco anos. Um dos objetivos da ONU – Organização das Nações Unidas para 2020 é que a taxa de diagnosticados chegue a 90% no Brasil, atualmente a taxa é 84%.

Previna-se contra a AIDS, use camisinha!

Inscreva-se

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp