32% dos acidentes de trânsito são provocados por distúrbios do sono

Publicado em 16/08/2018

Se você tem a impressão que muita gente não dorme bem, saiba que não é apenas uma impressão.

Especialistas afirmam que o sono é o estado no qual o corpo descansa para que funcione bem durante a vigília, ou seja, quando não estamos acordados. É durante esse período que importantes funções do corpo são realizadas, por isso o sono é tão essencial. Quando não se dorme bem é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva, irritabilidade e afetar até a memória.

Só que os distúrbios, como a insônia, por exemplo, podem provocar problemas ainda mais sérios, como de relacionamento, profissionais e até acidentes graves.

Dormir ou dar aquela cochilada rápida ao volante é uma das atitudes mais perigosas no trânsito. Tanto que entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito no mundo são provocados por motoristas que dormem na direção. Acidentes que muitas vezes acabam em mortes.  Estudos também mostram que quem tem apneia, por exemplo, tem chances dobradas de sofrer ou provocar um acidente. Esse distúrbio atinge de 2% a 4% da população.

 

 

Alguns distúrbios do sono

Apneia do sono, Bruxismo, Distúrbio de comportamento do sono REM, Enurese noturna, Insônia, Narcolepsia, Paralisia do sono, Ronco, Sexomnia, Síndrome da cabeça explosiva, Síndrome das pernas inquietas, Síndrome do sono insuficiente, Sonambulismo, Terror noturno, Transtorno alimentar noturno.

Fases do sono

  • Fase 1: Abrange 10% da noite. Nesta fase, ocorre a transição entre a vigília e o sono. Quando escurece, ocorre a liberação da melatonina no organismo, que induz a sonolência
  • Fase 2: Abrange 45% da noite. Na fase 2, diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, os músculos relaxam e a temperatura corporal baixa. É a fase do sonho leve
  • Fase 3: Abrange 25% da noite. O corpo funciona mais lentamente e o metabolismo cai. O coração passa a bater em ritmo mais lento e a respiração também fica mais leve
  • Fase REM: Abrange 20% da noite. Esta é a fase do sono profundo. REM, em inglês, significa “Rapid Eye Movement” (movimento rápido dos olhos). É nesta fase em que ocorrem os sonhos, a pessoa tem descargas de adrenalina e há picos de batimentos cardíacos e pressão arterial.

Durante as três primeiras fases do sono, o corpo economiza energias, promove a restauração de tecidos, o aumento da massa muscular e libera o hormônio de crescimento. Já na fase REM, há a consolidação da memória e do aprendizado. Quando a pessoa está dormindo e é acordada, ela volta imediatamente à fase 1 do sono, comprometendo esse processo.

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