8 dicas que vão te ajudar a gerenciar sua carreira médica

24/01/2018

Ter segurança no trabalho é uma das atitudes mais determinantes para o sucesso profissional. Porém, conquistá-la depende de diversos fatores. Na medicina, alguns pontos deixam a preocupação com o futuro ainda mais difícil: como, por exemplo, saber aprimorar o relacionamento com o paciente ou ter autoconfiança durante os atendimentos clínicos.

Pensando nisso, preparamos 8 conselhos de médicos experientes para te ajudar a se destacar na profissão. Confira:

1. Peça ajuda sempre que necessário

Ter dúvidas é algo completamente normal e acontece com todos. Afinal, depois de vários anos dentro da sala de aula e estudando os livros, enfrentar casos reais pode ser impactante e bastante desafiador.

Médicos experientes lembram que erros resultam em responsabilização e podem causar danos irreparáveis aos pacientes e, exatamente por isso, é preciso pedir ajuda aos colegas sempre que tiver alguma dúvida.

Por isso, em qualquer dúvida, nunca hesite em pedir auxílio a um colega mais experiente.

2. Faça perguntas simples e objetivas ao paciente

Outra dica importante é, antes de examinar a um paciente, buscar as informações de que necessita através de conversas práticas e resumidas.

Investigue de maneira objetiva, tentando moldar suas perguntas e vocabulário de acordo com o grau de instrução do paciente.

É muito importante se adaptar ao que o paciente está acostumado para que ele forneça as informações que você precisa para fazer o diagnóstico. Principalmente em regiões mais carentes, é preciso ter esse cuidado com a linguagem e evitar termos científicos.

3. Faça parte do jogo, retribua

Esteja atento e disposto a ajudar aqueles que também estiverem com dúvidas ou precisando de algum tipo de auxílio.

É compartilhando e fazendo parte da equipe que se adquire conhecimentos de valor incalculável e se descobre o prazer da colaboração entre todos os profissionais.

4. Ofereça tratamento adequado ao paciente

Outra dica muito importante é assegurar-se de que o tratamento escolhido é o mais adequado à saúde e bem-estar do seu paciente.

Neste ponto, sejam um bom amigo da família e siga à risca o código de ética da profissão.

Também é importante alinhar as expectativas do seu paciente.

Se você diz que ele precisa ficar no hospital por sete dias e no quinto ele já recebe alta, ele vai dizer que você é o melhor médico que o atendeu. Mas, se você fala que a internação vai durar três dias, e, na verdade, leva cinco, seu paciente vai ficar frustrado.

Melhor ainda, utilize como parâmetro a evolução do quadro do paciente ao invés de tempo. Assim, o paciente já alinha as expectativas de acordo com a melhora do quadro.

5. Aproveite as oportunidades

Valorize e aproveite todas as oportunidades que estiverem ao seu alcance.

Dessa forma, o médico adquire conhecimentos e experiência inestimáveis, que farão grande diferença no futuro da sua carreira.

Aproveite a estrutura do hospital em que você está trabalhando, tire dúvidas com médicos mais experientes, conheça outros casos e troque informações com os demais profissionais da saúde.

Você vai adquirir muitos conhecimentos nessa vivência prática.

6. Atualize-se sempre

Principalmente para médicos em início de carreira, existem várias maneiras de adquirir mais conhecimentos em sua área e, com isso, conseguir destaque na profissão.

Pós-graduações, intensivos, seminários e congressos, por exemplo, são grandes oportunidades de estreitar relacionamentos e discutir as últimas descobertas e novidades do setor.

Quanto mais conhecimento for obtido, mais confiança o profissional da saúde terá para realizar diagnósticos e tratamentos precisos e, assim, conquistar o respeito e a admiração de colegas e pacientes.

7. Tenha uma vida ativa e saudável fora do ambiente de trabalho

Muitas vezes o excesso de trabalho e os acontecimentos ligados a ele ficam na mente. Procure conversar com a família, os amigos e ter uma vida social que lhe permita espairecer, para evitar sobrecargas.

Hobbies, esportes e atividades em grupo com amigos também ajudam a relaxar. O excesso de assuntos pairando na mente acaba levando coisas importantes ao esquecimento, segundo os médicos experientes.

8. Organize-se

Você sabe, o dia a dia de um médico é muito corrido. Vários compromissos em lugares diferentes, sem contar o tempo para estudar, ter uma vida pessoal e se dedicar à carreira.

Por isso, é essencial que você aprenda a se organizar desde muito cedo.

 

Fonte: iClinic

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp