Síndrome da Visão de Computador é característica da força de trabalho moderna

medicina-do-trabalho-oftalmologia-visão-cansada-computador-sindrome

 

Seja em casa ou no trabalho, a maioria das pessoas despende boas horas dos seus dias em frente à tela do computador ou de dispositivos eletrônicos. Por conta disso, é comum que surjam queixas como dor de cabeça, olhos cansados, olhos secos e visão embaçada. Esses sintomas são associados ao que a oftalmologia informalmente chama de Síndrome da Visão de Computador. Na verdade, esse diagnóstico não existe, porque o uso do computador leva ao cansaço da visão da mesma forma que a leitura prolongada de um livro.

O cansaço é uma reação natural dos olhos à tensão a que são submetidos, já que o usuário precisa forçá-los constantemente para conseguir foco e enxergar imagens bem definidas a partir de pontos minúsculos do computador chamados pixels. Além da tendinite, causada pela repetição de movimentos do mouse e no teclado, a Síndrome da Visão de Computador é uma das características da força de trabalho moderna.

Agravantes do problema

O ambiente e as condições de trabalho, como ar-condicionado muito forte e luz inadequada, influem nas alterações do filme lacrimal. A Síndrome do Olho Seco está diretamente relacionada à variação no número de piscadas durante o período de uso. O número normal de piscadas de um indivíduo está entre 15 a 20 piscadas por segundo, mas cai de 10% a 30% durante o trabalho. Essa diferença no número de piscadas é uma das causas para o ressecamento da superfície ocular.

Um portador da síndrome do olho seco pode ter esse diagnóstico piorado por conta do uso excessivo do computador. Piscar é fundamental, pois faz a troca do filme lacrimal. A medicina recomenda uma pausa de pelo menos 10 minutos a cada hora trabalhada, para que o profissional relaxe e volte a piscar normalmente.

Além dos sintomas de olho seco, as longas horas diante do monitor provocam astenopia, que é o cansaço da visão. Já o foco prolongado, resultado de muito tempo em frente ao computador trabalhando com imagens ou coisas que necessitem um olhar mais apurado, causa sintomas como dor-de-cabeça frontal, episódios de embaçamento e desconforto visual.

 

Fonte: Minha Vida

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp