Cai percentual de fumantes no Brasil

O Brasil registrou, segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, pelo décimo segundo ano consecutivo, a diminuição do percentual da população adulta que faz uso do tabaco. De acordo com os dados a população adulta de fumantes caiu de 15,6% para 9,3% entre 2006 e 2018, totalizando uma redução de 40,38.

Em dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que avaliou anualmente 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, em 2016, o porcentual de adultos que fumava no país era de 10,2%. Um ano mais tarde, houve queda de 0,1 ponto percentual (10,1%). Em 2018, a diminuição foi de 0,8%.

Homens fumam mais

Os dados mostram que a prevalência do fumo é quase o dobro entre os homens (12,1% contra 6,9% de mulheres). Já por faixa etária, a proporção de fumantes é maior entre as pessoas com 55 a 64 anos (12,3%).

A pesquisa também revela que as capitais com maior prevalência de fumantes são Porto Alegre (14,4%), São Paulo (12,5%) e Curitiba (11,4%).  Por sua vez, Salvador (4,8%), São Luís (4,8%) e Belém (4,9%) foram as capitais onde a pesquisa registrou menor percentual de fumantes.

Tratamento

O tratamento no SUS é gratuito. Basta procurar os postos de saúde ou a Secretaria de Saúde do município para ter informações sobre locais e horários de tratamento. Os programas de cessação do fumo já estão disponíveis em quase todos os municípios do país. Outra opção é o atendimento em clinicas particulares com o especialista.

Fonte: O Globo

Fale Conosco
X
Nós ligamos para você!

    Whatsapp