Como está a saúde dos profissionais de saúde?

13/04/2021

Quando a sociedade precisa de atendimento médico, seja lá qual for, ela sabe a quem recorrer. Mas como está a saúde mental destes profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19? A pesquisa inédita realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) tem a resposta.

Após entrevistar, entre setembro e dezembro de 2020, 1.600 médicos cadastrados nos conselhos regionais do país todo, a resposta é que houve um aumento no nível de estresse destes profissionais da área de saúde. Para 22,9% das pessoas entrevistadas, o motivo principal que faz este nível de estresse estar presente no dia a dia deles é a chegada da pandemia do novo coronavírus.

Para 96% dos médicos, a pandemia interferiu na sua vida profissional e pessoal, pois lidar com um vírus mundialmente desconhecido gerou pânico e medo em 14,6% destes entrevistados. Sem contar na rotina que mudou completamente, afetando a qualidade do sono, refeições, momentos de lazer com família e amigos, atividades físicas, passeios corriqueiros, etc.

Mantendo um cuidado muito grande com a saúde mental de todos, o CFM alerta que os fatores negativos registrados nessa pesquisa podem contribuir para o agravamento de depressão e síndrome de burnout, doença psicológica causada pelo excesso de trabalho, prejudicando totalmente o bem-estar destes profissionais.

Por outro lado, essa pesquisa também registrou que 13% dos entrevistados afirmam que o novo cenário mundial reforçou seu compromisso com a medicina e com a saúde da população, gerando benefícios para ambos os lados.

Conheça nossas especialidades médicas e especialize-se na área

Conheça as Pós-graduações POSFG na área da Educação.

As especializações POSFG são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com excelência e qualidade no ensino EaD.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720 ou (11) 3014-0384 (WhatsApp).

Fale Conosco
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp