Como escolher a pós-graduação ideal?

09/04/2021

Você quer dar mais um passo na sua carreira e decidiu fazer uma pós-graduação. Ótima decisão! Cursar uma especialização é um modo de aprofundar o conhecimento em uma área e destacar-se no mercado de trabalho. Se você está em dúvida sobre qual curso fazer, confira cinco dicas que a POSFG selecionou para ajudá-lo nessa escolha.

1 – Defina seus objetivos

Antes de mais nada, é muito importante que você tenha em mente o que pretende ao cursar uma pós-graduação: especializar-se em uma área? Realizar uma formação complementar? Atuar na área da pesquisa? Dar aulas em universidades? A partir dessa compreensão é possível entender qual o tipo de pós mais adequado para o seu objetivo.

2 – Entenda as diferenças entre as pós-graduações

As pós-graduações são divididas em dois tipos: lato sensu e stricto sensu. Os cursos lato sensu são programas de especialização e MBA, como os ofertados pela POSFG, e têm duração mínima de 360h. Essa é uma modalidade que tem como objetivo preparar o profissional para o mercado de trabalho.

Já as pós-graduações stricto sensu correspondem aos mestrados e doutorados, os quais podem ser cursados por pessoas que possuem um diploma de curso superior de graduação. Essas pós são mais voltadas ao ambiente acadêmico. O estudante desenvolve uma pesquisa relacionada a um questionamento central e a apresenta em formato de dissertação (mestrado) ou tese (doutorado).

3 – Selecione áreas de interesse e pesquise sobre elas

Outra etapa fundamental na escolha da pós-graduação ideal é a escolha da área do curso. Atualmente, há uma ampla oferta de formações para um mesmo campo do conhecimento. Um graduado em Educação pode cursar especializações em Alfabetização e Letramento, Robótica Educacional e Neuropsicopedagogia, por exemplo. Isso sem contar as opções multidisciplinares! O mesmo vale para mestrados e doutorados: cada programa possui linhas de pesquisa que se dedicam à investigação de diferentes questões.

Por isso, entenda qual o seu objetivo, conheça as temáticas abordadas em cada curso e faça uma pesquisa sobre elas. Assim, estará bem-informado para selecionar a pós-graduação mais adequada aos seus interesses e perfil.

4 – Avalie quanto tempo você pode dedicar para a pós

Definidos os objetivos, tipo de curso e área da formação, é o momento de saber quanto tempo você poderá dedicar aos estudos. Mestrado e doutorado costumam exigir uma dedicação maior, pois têm duração aproximada de dois e quatro anos, respectivamente. Já as pós-graduações lato sensu são mais flexíveis, com aulas presenciais, à distância ou híbridas. Coloque essas informações na balança e opte pelo curso que mais se adapta a sua rotina.

5 – Conheça o mercado de trabalho

A última dica, não menos importante: conheça o mercado de trabalho para pós-graduados na área que você planeja investir. Há espaço para pessoas com essa formação? O curso aborda conteúdos compatíveis com a sua atuação profissional? De que maneira a especialização pode contribuir para a sua carreira? A remuneração é compatível com os seus objetivos? Refletir sobre esses aspectos irá facilitar a decisão. Além disso, essa pesquisa aumenta suas chances de sucesso no futuro.

Conheça as Pós-graduações POSFG

A POSFG conta com cursos em diferentes áreas do conhecimento. Todas as pós-graduações da POSFG são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 630 3720 ou (11) 3014-0384 (WhatsApp).

Fale Conosco
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp