Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar
Apresentação
A Neuropsicopedagogia clínica, institucional e hospitalar é a especialização que estuda as características da aprendizagem humana, promove à identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens e como especialista com seus saberes e conhecimentos em neurociências poderá elaborar pareceres de encaminhamento auxiliando na identificação diagnóstica, mediante o quadro de sintomas em ambientes hospitalares e clínicos além de institucionais.
Estudos e intervenções no campo da Neuropsicopedagogia ainda necessitam conquistar espaços, mas aos poucos vem abrindo caminhos e sutilmente ampliando o campo bibliográfico ratificando a importância e o sucesso das inter-relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia em diferentes ambientes.
Manifestação de Interesse
O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas da educação afins, e visa a instrumentalizar os profissionais a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional, além de capacitar para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia com base nos processos de participação e de construção da autonomia, frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura e que potencializarão o processo de aprendizagem. Também é capaz de intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.
- Teoria e prática da interdisciplinaridade
- Teorias da aprendizagem
- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Direito educacional
- Ética no processo educacional
- Direitos humanos
- Projeto pedagógico e estrutura curricular
- Ludopedagogia
- Tecnologias digitais como instrumento para aula presencial e a distância (TICs)
- Educação especial e inclusiva
- Alfabetização de pessoas jovens e adultas
- Alfabetização e letramento na educação Infantil e anos iniciais
- Construção do raciocínio lógico matemático
- Produção de textos e apropriação da escrita
- Gestão escolar
- Supervisão escolar
- Orientação escolar
- Diversidade e tecnologia na educação
- Dinâmica das relações humanas e liderança
- Gestão democrática e sua implicação pedagógica
- Avaliação escolar e institucional
- Robótica educacional
- Neurofisiologia
- Neuropsicopedagogia, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
- Neurolinguística
- Redes sociais na educação
- Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
- Metodologia da pesquisa científica
- Didática de ensino superior
- Estágio supervisionado em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e Hospitalar (Prática Profissional Desenvolvida no Ambiente de Trabalho – PPDAT
Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em hospitais ou instituições de ensino, principalmente da educação especial além de poder abrir seu próprio consultório ou clínica, a fim de articular com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.
As aulas serão ministradas através de textos, apresentações (presenciais, gravadas e/ou ao vivo), artigos científicos, slides, exercícios, gráficos, e-books e/ou videoaulas.
- + Objetivos
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O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas da educação afins, e visa a instrumentalizar os profissionais a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional, além de capacitar para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia com base nos processos de participação e de construção da autonomia, frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura e que potencializarão o processo de aprendizagem. Também é capaz de intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.
- + Disciplinas
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- Teoria e prática da interdisciplinaridade
- Teorias da aprendizagem
- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Direito educacional
- Ética no processo educacional
- Direitos humanos
- Projeto pedagógico e estrutura curricular
- Ludopedagogia
- Tecnologias digitais como instrumento para aula presencial e a distância (TICs)
- Educação especial e inclusiva
- Alfabetização de pessoas jovens e adultas
- Alfabetização e letramento na educação Infantil e anos iniciais
- Construção do raciocínio lógico matemático
- Produção de textos e apropriação da escrita
- Gestão escolar
- Supervisão escolar
- Orientação escolar
- Diversidade e tecnologia na educação
- Dinâmica das relações humanas e liderança
- Gestão democrática e sua implicação pedagógica
- Avaliação escolar e institucional
- Robótica educacional
- Neurofisiologia
- Neuropsicopedagogia, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
- Neurolinguística
- Redes sociais na educação
- Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
- Metodologia da pesquisa científica
- Didática de ensino superior
- Estágio supervisionado em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e Hospitalar (Prática Profissional Desenvolvida no Ambiente de Trabalho – PPDAT
- + Saiba Mais
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Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em hospitais ou instituições de ensino, principalmente da educação especial além de poder abrir seu próprio consultório ou clínica, a fim de articular com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.
- + Metodologia
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As aulas serão ministradas através de textos, apresentações (presenciais, gravadas e/ou ao vivo), artigos científicos, slides, exercícios, gráficos, e-books e/ou videoaulas.
- + E-mec
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Detalhes
- CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
- RECONHECIDA QUALIDADE PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
- OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
- HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
- CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES, MESTRES E ESPECIALISTAS
- AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
- ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
- CARGA HORÁRIA: 720 HORAS/AULA
- ESTÁGIO: 360 HORAS