Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
Apresentação
Os desafios da contemporaneidade exigem do profissional da educação a capacidade de articular a ação docente com os processos mais amplos da Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. A partir disto, faz-se necessário refletir acerca da organização e dinâmica dos espaços educativos nas dimensões pedagógicas, administrativas e culturais.
Assim, torna-se fundamental ser um profissional que atue no cotidiano da escola supervisionando esta dinâmica educativa e sendo o propulsor de projetos que melhorem e transformem a realidade escolar.
Nessa perspectiva, a IES, envolvida com as questões educacionais do país em suas diversas regiões, e sentindo-se responsável pela formação de uma parcela da população destinada ao exercício profissional de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, propõe, para todos os portadores de diploma de nível superior em licenciatura, pedagogia e áreas afins, um curso de Pós-Graduação Lato Sensu.
Assim, esse curso objetiva oferecer um ensino de qualidade, em sintonia com as novas concepções, conhecimentos e inovações dessa área profissional, bem como dos avanços tecnológicos necessários para atuação no campo de trabalho.
Numa ação conjunta, entende-se que o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, contempla processos de desenvolvimento de demandas sociais e regionais, na busca por qualificar e capacitar os neuropsicopedagogos ou futuros neuropsicopedagogos, que atuam ou atuarão na Educação Básica.
O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para atuarem em clínicas ou em unidades escolares de caráter público e privado, Secretarias de Educação, ONGs, Projetos Educativos, etc., por meio da atualização e do aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos relacionados à Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, com critérios de uma abordagem técnica, humana e ética, para melhor compreensão da mesma enquanto fenômeno e experiência, sendo capazes de contribuir na elaboração de projetos comprometidos com a qualidade do ensino e aprendizagem, de forma democrática, integradora e transformadora.
- História da educação
- Políticas educacionai
- Ética no processo educacional
- Neuropsicopedagogia
- Fundamentos da neurologia
- Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de aprendizagem
- Neuropsicologia
- Modelos psicológicos e teorias da aprendizagem
- Avaliação neuropsicopedagógica
- Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
- Aprendizagem e metodologias em relação aos sujeitos com altas habilidades ou superdotados
- Transtornos e síndromes
- Educação do deficiente físico e das múltiplas deficiências (auditiva, visual e intelectual)
- Neurofisiologia do comportamento e das emoções
- Neurociência cognitiva
- Educação inclusiva
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia clínica
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia institucional
- Didática do ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em hospitais ou instituições de ensino, principalmente da educação especial além de poder abrir seu próprio consultório ou clínica, a fim de articular com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.
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- + Objetivos
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O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para atuarem em clínicas ou em unidades escolares de caráter público e privado, Secretarias de Educação, ONGs, Projetos Educativos, etc., por meio da atualização e do aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos relacionados à Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, com critérios de uma abordagem técnica, humana e ética, para melhor compreensão da mesma enquanto fenômeno e experiência, sendo capazes de contribuir na elaboração de projetos comprometidos com a qualidade do ensino e aprendizagem, de forma democrática, integradora e transformadora.
- + Disciplinas
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- História da educação
- Políticas educacionai
- Ética no processo educacional
- Neuropsicopedagogia
- Fundamentos da neurologia
- Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de aprendizagem
- Neuropsicologia
- Modelos psicológicos e teorias da aprendizagem
- Avaliação neuropsicopedagógica
- Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
- Aprendizagem e metodologias em relação aos sujeitos com altas habilidades ou superdotados
- Transtornos e síndromes
- Educação do deficiente físico e das múltiplas deficiências (auditiva, visual e intelectual)
- Neurofisiologia do comportamento e das emoções
- Neurociência cognitiva
- Educação inclusiva
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia clínica
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia institucional
- Didática do ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
- + Saiba Mais
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Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em hospitais ou instituições de ensino, principalmente da educação especial além de poder abrir seu próprio consultório ou clínica, a fim de articular com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.
- + E-mec
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[linkmec http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTU5ODA=/93916316abe23148507bd4c260e4b878/NjQ5OTA=]
- + Coordenador
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Detalhes
- CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
- RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
- OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
- HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
- CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES, MESTRES E ESPECIALISTAS
- AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
- ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
- CARGA HORÁRIA: 600 HORAS/AULA
- ESTÁGIO: 240 HORAS