Neuropsicopedagogia e Educação Especial

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Apresentação

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia e Educação Especial está reconhecido em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES nº. 1/2007. Seu público alvo é formado por educadores em qualquer área de formação. Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para aqueles que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara educacional. Por se tratar de um promissor campo de atuação profissional, o presente curso dará uma forte ênfase prática à cada disciplina.

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      O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia clínica com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em abrir sua própria clínica, especialmente da educação especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

      • Metodologia da pesquisa científica
      • Didática de ensino superior
      • História da educação no Brasil
      • Políticas educacionais
      • Ética no processo educacional
      • Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de  aprendizagem
      • Fundamentos da neurologia
      • Bases neurológicas da aprendizagem e neuropsicopedagogia
      • Neurociências e transtornos da aprendizagem
      • Neuropsicomotricidade aplicada à educação
      • Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
      • Educação especial inclusiva e múltiplas deficiências
      • Neurofisiologia: comportamento e emoções
      • Neurofisiologia: linguagem e memória
      • Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
      • Educação do deficiente visualEducação do deficiente auditivo
      • Educação do deficiente intelectual
      • Avaliação neuropsicopedagógica

      PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia clínica, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional

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      + Objetivos

      O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia clínica com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em abrir sua própria clínica, especialmente da educação especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

      + Disciplinas
      • Metodologia da pesquisa científica
      • Didática de ensino superior
      • História da educação no Brasil
      • Políticas educacionais
      • Ética no processo educacional
      • Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de  aprendizagem
      • Fundamentos da neurologia
      • Bases neurológicas da aprendizagem e neuropsicopedagogia
      • Neurociências e transtornos da aprendizagem
      • Neuropsicomotricidade aplicada à educação
      • Aprendizagem e metodologias em relação às altas habilidades
      • Educação especial inclusiva e múltiplas deficiências
      • Neurofisiologia: comportamento e emoções
      • Neurofisiologia: linguagem e memória
      • Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
      • Educação do deficiente visualEducação do deficiente auditivo
      • Educação do deficiente intelectual
      • Avaliação neuropsicopedagógica
      + Saiba Mais

      PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia clínica, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional

      + E-mec

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      Detalhes

      • CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
      • RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
      • OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
      • HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
      • CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES, MESTRES E ESPECIALISTAS
      • AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
      • ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
      • CARGA HORÁRIA: 480 HORAS/AULA
      • ESTÁGIO: 120 HORAS
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