Conheça a síndrome que já atinge 30% dos trabalhadores brasileiros

Publicado em 13/09/2018

Fadiga, cansaço constante, distúrbios do sono, dores musculares, dores de cabeça, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa. Essa é uma lista de alguns sintomas que, segundo especialistas, podem indicar a presença da Síndrome de Burnout.

Conforme pesquisas, a síndrome já atinge 30% dos trabalhadores brasileiros. A doença é uma consequência do acúmulo excessivo de estresse em trabalhadores que têm uma profissão muito competitiva ou com muita responsabilidade, tornando o dia de trabalho um sacrifício que envolve nervosismo, sofrimento psicológico e problemas físicos.

E é importante tanto trabalhadores quanto profissionais, como médicos do trabalho, que atuam para garantir a integridade e a qualidade de vida dos colaboradores, conseguirem identificar o quanto antes alguns sinais que podem indicar que alguém está perto do esgotamento. Especialistas apontam seis principais indícios:

  1. Acordar no meio da noite com a mente ou o coração acelerado
    Se acordar em pânico durante a noite se torna hábito, é hora de desacelerar.
  2. Considere delegar tarefas para outros colegas, prolongar prazos ou diminuir o número de reuniões. Fora do trabalho, pense em como você pode diminuir o estresse e dormir mais e melhor.
  3. Estar sempre em modo reativo
    Pessoas reativas costumam agir de forma mais instintiva do que racional. Estar nesse estado, é um sinal de que se está falhando em priorizar as coisas. Vale a pena refletir melhor antes de dizer “sim” para as coisas e dizer “não” com mais frequência. A partir disso, adote uma postura proativa sobre o que você puder antecipar – inclusive na hora de estabelecer pausas e descansos na sua agenda.
  4. Preocupar-se constantemente com o futuro
    Quem se preocupa demais com o futuro acaba perdendo a chance de viver o presente. Além de tirar o foco das tarefas atuais, isso também gera um grande gasto de energia. Trazer práticas de meditação, por exemplo, para o dia a dia pode ajudar a focar mais no presente e se preocupar menos com o que está além do alcance.
  5. Estar frequentemente irritável
    Ficar irritado com pequenas coisas ou adotar uma postura exageradamente crítica ao próprio desempenho ou dos colegas pode ser um sinal de que um burnout está próximo.Ter paciência e exercitar a atenção e a produtividade podem ajudar a seguir o caminho contrário.
  6. Não ter mais de 5 horas de sono durante semanas
    Não ter boas noites de sono é um sinal claro de risco e uma das consequências de estar ansioso e possivelmente acordando assustado no meio da noite. Por isso, é preciso reavaliar as tarefas e encontrar uma forma de descansar de verdade.
  7. Esquecer como é se sentir alegre
    Se você trabalhou duro para atingir suas metas e realizar seus projetos, mas isso não te trouxe nenhum sentimento de felicidade, é preciso repensar as coisas. Embora não seja sempre divertido, o trabalho deve trazer sentimentos de alegria. Se isso não ocorre, descubra o que pode ser feito para que isso mude.

 

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